5 curiosidades sobre Al Jarreau

Entenda mais sobre a vida deste grande cantor

 

1 – Alwyn López Jarreau, conhecido artisticamente como Al Jarreau, foi um músico norte-americano nascido em MIlwaukee no dia 12 de março de 1940. Nascido em uma família religiosa, começou a se apresentar na igreja com apenas 4 anos de idade. Ainda jovem se apresentava na sua cidade natal e em outros locais da região, ao lado dos irmãos. Era um ótimo aluno e um grande atleta também.

 

Al Jarreau no ano final da faculdade

 

2 – Fez faculdade na Ripon College, no seu estado de nascimento. Continuou cantando nos finais de semana com uma banda chamada The Indigos. Fez mestrado em Serviço Social na Universidade de Iowa, se mudando para San Francisco logo em seguida para trabalhar na área. No entanto seu amor pela música persistia, e Jarreau fundou um pequeno clube de jazz na cidade com mais dois amigos.

 

O cantor no início da carreira

 

3 – Passou alguns anos se apresentando em pequenos estabelecimentos, até receber a oportunidade de tocar em Nova York. Seu primeiro álbum foi lançado em 1965 e tinha o mesmo nome do ano. Ficou 10 anos sem gravar, até ser redescoberto por olheiros da Warner Bros. Records. O disco We Got By, foi aclamado pelo público e pela crítica. Al Jarreau ganhou fama mundial e começou uma turnê mundial.

 

Al Jarreau ganhou 7 Grammies na carreira

 

4 – Após o contrato com a gravadora Warner, o artista passou a fazer uma média de quase um álbum por ano durante os próximos 20 anos. Ganhou o Grammy americano em 1977 e 1978. Em 1981, seu disco Breakin’ Away lhe rendeu mais dois prêmios do gênero, como melhor cantor de jazz e melhor cantor de pop. Em 1985 veio cantar no Brasil, no primeiro Rock in Rio.

 

Jarreau durante sua apresentação no Rock in Rio 2015

5 – Em 1992 ganhou mais um Grammy, desta vez como melhor cantor de R&B. Isto o fez se tornar o único artista a vencer este prêmio em 3 categorias musicais diferentes. Durante o ano de 1996 atuou na Broadway em um papel relevante na peça Grease. Em 1997 participou de um disco em homenagem a Tom Jobim. No início do Século 21 teve seu nome eternizado na Calçada da Fama em Hollywood. Voltou a se apresentar no Rock in Rio em 2015. Al Jarreau morreu em fevereiro de 2017 aos 76 anos de idade. Ele adentrou o hospital em Los Angeles com queixas de exaustão e não saiu com vida. Ficou o seu grande legado para a música.

  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •