5 curiosidades sobre Castro Alves

Conheça mais esse importante poeta brasileiro

 

1 – Natural da atual cidade de Castro Alves (antes chamada de Curralinho), Antônio Frederico de Castro Alves foi um famoso poeta brasileiro do Romantismo. Nascido em 14 de março de 1847, teve uma infância marcada pela morte da mãe aos 12 anos e aos encontros literários feitos na casa do pai e na escola. Seu pai era médico e professor da Faculdade de Medicina de Salvador.

 

Um jovem Castro Alves

 

2 – Quando tinha 15 anos, Castro Alves se mudou para Recife após o segundo casamento do seu pai. Em 1863 não foi aprovado para entrar na Faculdade de Direito do Recife (saiba mais aqui). Conheceu também Eugênia Câmara, uma atriz portuguesa por quem se apaixonou. No mesmo ano, foi acometido pela tuberculose. Nesse período iniciou suas poesias.

 

O poeta próximo aos 20 anos

 

3 – Em 1864, foi admitido na universidade, mas teve uma triste notícia quando seu irmão suicidou-se em sua cidade natal. Ele havia adquirido distúrbios mentais desde a morte da mãe. Nos anos seguintes entrou em movimentos abolicionistas junto a Rui Barbosa (saiba mais aqui), além de fazer amizade com outro poeta romântico, Fagundes Varela. Em 1866 começou viver com Eugênia, 10 anos mais velha que ele.

 

Eugênia Câmara

 

4 – Após um curto período em Salvador, se muda para o Rio de Janeiro, onde é recebido por seu amigo José de Alencar, que o apresentou a Machado de Assis. Novamente, depois de poucos meses se muda para São Paulo, onde visava se formar em Direito finalmente. Em 1868, rompeu com Eugênia e sofreu com um tiro acidental em uma caçada nas férias de dezembro. Nos meses seguintes teve que amputar o pé esquerdo. Em outubro de 1869 viu seu grande amor uma última vez antes de voltar para Salvador para tratar da saúde.

 

5° edição de “Espumas Flutuantes” (1881). A versão original é de 1870

 

5 – Pelos anos de mudanças de cidade, publicava seus poemas em jornais e revistas. Com a volta à Bahia, conseguiu publicar seu único livro em vida: “Espumas Flutuantes” (1870). Sua tuberculose piorou muito com o passar do tempo. Castro Alves não resistiu aos seus sintomas, falecendo em julho de 1871, com apenas 24 anos de idade. Sua poesia foi marcada pela crítica à escravidão e também a descrição de uma mulher real, não perfeita. Ficou marcado como um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, mesmo tendo vivido tão pouco.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •