5 curiosidades sobre Charles Ponzi

Conheça mais sobre esse polêmico criminoso

 

1 – Charles Ponzi (nascido Carlo Ponzi) foi um criminoso italiano que fez carreira nos Estados Unidos. Nascido em 3 de março de 1882, vinha de uma família nobre, mas falida. O pouco dinheiro que tinham serviria para o jovem se formar na Universidade de Roma La Sapienza, porém, nos quatro anos que estudou lá gastou os recursos com bares e festas e não conseguiu seu diploma. Dessa forma, se mudou para a América tentando recuperar o que havia perdido.

 

Ponzi em 1920, enquanto ainda trabalhava como empresário em seu escritório em Boston.

 

2 – Chegou em Boston no final de 1903, com apenas 2,50 dólares no bolso. Todo o resto havia perdido em jogatina no navio. Ao mesmo tempo que trabalhou como garçom e lavador de pratos praticava pequenos golpes para complementar a renda. Sem muito sucesso nos Estados Unidos, se mudou para Montreal, no Canadá, onde começou a trabalhar em um banco. O dono do estabelecimento era um estelionatário que roubava o dinheiro dos clientes, fugindo para o México quando seu esquema foi descoberto. Ponzi aprendeu com seu ex-chefe o que seria seu mais bem-sucedido golpe anos depois.

 

Ponzi por volta de 1920.

 

3 – Preso após falsificar um cheque no Canadá, foi libertado em 1911 e retornou para os Estados Unidos. Foi encarcerado novamente após participar da passagem de imigrantes ilegais pelas fronteiras norte-americanas. Nessa passagem pela cadeia conheceu e foi transformado em intérprete do famoso mafioso Ignazio Lupo. Tendo feito amizade com o chefe da máfia, Ponzi percebeu que para se tornar rico precisava fazer um golpe gigantesco. Durante sua carreira criminosa usou nomes como Carlo Ponzi, Charles Ponei, Charles P. Bianchi e Carl.

 

Charles Ponzi após sua prisão no Texas depois de tentar ir para a Itália. Ele está sendo acompanhado de volta a Boston para ficar na prisão estadual.

 

4 – Em 1919, casado e aparentemente recuperado de suas farsas, o estelionatário descobriu que existia um sistema de cupons internacionais que podiam ser trocados por selos tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa. O detalhe importante para Ponzi é que o preço desses itens na Europa estavam congelados desde 1907. Desse modo, ele poderia comprar os cupons a preços baixíssimos no continente europeu, trocando por muito mais selos em Boston. Depois vendia os selos e conseguia lucros de até 400%. Percebendo a força do esquema, começou a chamar pessoas para participar do negócio, prometendo lucros de 50% até 45 dias e 100% após 90 dias. O Esquema Ponzi, um tipo de pirâmide financeira, pegava dinheiro de novos investidores e distribuía para os mais antigos.

 

Quando Charles Ponzi morava no Slocum Rd em Lexington, MA, ele ainda não era conhecido por seus esquemas de ganhar dinheiro. 

5 – No final de 1920, o golpe sucumbiu, como a maioria dos esquemas de pirâmide e Charles Ponzi foi preso, além de deixar uma multidão enfurecida esperando por dinheiro. Ele chegou a lucrar 10 milhões de dólares. Em um acesso de remorso, gastou todo o seu dinheiro para suprir os prejuízos de quem havia prejudicado. Foi deportado para a Itália em 1934 e começou a trabalhar em uma companhia aérea. Transferido para o Brasil nos anos 40, a empresa foi fechada por ordem de Getúlio Vargas (saiba mais aqui). Falido, morreu em um hospital do Rio de Janeiro em janeiro de 1949, aos 66 anos de idade.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •