5 curiosidades sobre Christian Dior

Conheça a vida e a obra deste grande estilista francês

 

1 – Natural de Granville na França, Christian Dior ficou conhecido como um dos maiores estilistas da história. Nascido em 21 de janeiro de 1905, teve uma infância e adolescência normais. Era filho de um comerciante de fertilizantes e desde jovem apreciava as artes plásticas e o desenho. No entanto, por imposição do pai, estudou Ciência Política e Relações Internacionais em Paris, com o intuito de ingressar na carreira diplomática.

 

chrisdior

Um jovem Christian Dior

 

2 – Ainda na graduação começou a frequentar ateliês de desenho e pintura. Após sua formatura, fez uma viagem pela Europa e quando retornou para Paris abriu uma galeria de artes com um amigo. Na década de 30 Dior viu sua família falir e passou por uma grave doença em 1934, mas no ano seguinte iniciou sua carreira na moda desenhando croquis (modelos) de roupas para uma revista francesa.

 

3 – Demonstrando sua aptidão para a moda, conseguiu vender uma coleção de desenhos de chapéus e logo em seguida foi contratado como assistente de um relevante estilista suíço da época. Em 1939 foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, servindo por dois anos. Com a rendição da França aos nazistas, Dior começou a trabalhar em uma famosa butique de roupas em Paris entre 1941 e 1945. Vestia tanto as francesas, quanto as mulheres dos oficiais nazistas com seus projetos.

 

Dior lançou sua marca em 1946

 

4 – Em 1946, com a ajuda de um importante empresário da área de tecidos fundou sua própria loja. Em 1947 apresentou sua primeira coleção especial, que revolucionou a moda. Acostumadas com roupas simples e sem muitos detalhes por causa do corte de gastos no período de guerra, as mulheres tinham a chance de usar vestimentas extremamente luxuosas e elegantes. A extravagância de Dior foi motivo de críticas no início, mas logo foi aceita nos círculos da moda.

 

5 – Em poucos anos Christian Dior se tornou um dos principais, se não o principal, estilistas do mundo. Suas roupas e perfumes foram usadas por grandes celebridades do período. As peças eram conhecidas por sua sofisticação, ousadia e extravagância para a época. Quando morreu em 1957, já tinha um império da moda, com quase 30 lojas e mais de 1000 empregados. Enquanto passava férias na Itália, o estilista francês teve um ataque cardíaco e faleceu aos 52 anos. A Dior, empresa que fundou, ainda é uma das mais conhecidas grifes de luxo do mundo, faturando bilhões de dólares por ano com seus produtos.

 

Dior foi responsável por vestir várias celebridades e mulheres da aristocracia em seu auge
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •