5 curiosidades sobre Luciano do Valle

Conheça mais sobre esse famoso narrador de esportes

 

1 – Infância e juventude

Natural de Campinas, Luciano do Valle foi um dos maiores narradores e radialistas esportivos da história brasileira. Nascido em 4 de julho de 1947, era filho de um comerciante e de uma professora. Iniciou sua carreira com apenas 16 anos, na Rádio Educadora. Pouco tempo depois foi contratado pela Rádio Brasil de Campinas, onde já narrava jogos de futebol.

 

Luciano do Valle, durante transmissão de jogo no estádio do Pacaembu, em São Paulo

 

2 – Crescimento profissional

Ainda muito jovem, Luciano se mudou para São Paulo para trabalhar na Rádio Gazeta. Em 1968, foi convidado para fazer parte da Rádio Nacional (atual Rádio Globo) de São Paulo, onde passou a narrar jogos de basquete e vôlei. Por essa emissora, participou de sua primeira Copa do Mundo em 1970, ocorrida no México. Pouco tempo depois foi contratado pela Rede Globo para sua divisão de esportes. Participou das Olimpíadas de 1972 e da Copa de 1974, mas ainda não tinha o status de grande narrador esportivo.

 

Viúva de Luciano do Valle, Flávia do Valle.

 

3 – O topo

Após o mundial de futebol de 1974, o locutor Geraldo José saiu da emissora, dando o espaço para Luciano do Valle se tornar o principal narrador da Globo. Neste posto acompanhou diversos eventos esportivos das mais diversas modalidades. Ficou neste emprego até 1982, quando foi contratado pela TV Record. Permaneceu apenas um ano nesse cargo, pois logo em seguida se transferiu para a Rede Bandeirantes. Na Band, apresentava o “Show do Esporte”, programação de mais de 10h de diversos esportes nos dias de domingo. Por fora, começou uma empresa de promoção esportiva, organizando eventos em todo o Brasil.

 

Luciano do Valle dedicou vida ao jornalismo esportivo (Foto: Adir Mera / O Globo).

 

4 – Carreira sólida

Entre 1986 e 2002 continuou como principal narrador da Bandeirantes nas Copas do Mundo e competições de outras modalidades. Também ajudou a criar o “Apito Final”, mesa redonda com personalidades do futebol brasileiro. Em 2003 retornou a Record por conta de divergências com a diretoria da emissora acerca da programação esportiva que estava sendo transmitida pelo canal. Essa confusão foi resolvida em 2006, com seu retorno à Band. Desta data em diante, voltaria ao primeiro escalão dos narradores brasileiros, propiciando momentos inesquecíveis para os torcedores brasileiros.

 

 

O ex-jogador Neto durante velório do locutor Luciano do Valle, em Campinas

 

5 – Anos finais

Nos anos finais da carreira passou a investir na função de apresentador de televisão, fazendo a transmissão do Carnaval no Brasil, além dos programas “Valle Tudo” e “Tudo em Dia”. Em 2012, sofreu um AVC, o que prejudicou sua fala e o afastou da TV por alguns meses. Teve um retorno complicado aos jogos, sendo motivo de zombaria nas redes sociais. Somente no ano seguinte revelou as razões das suas gafes nas transmissões. Em abril de 2014, quando estava em um voo para Uberlândia-MG, onde narraria Atlético Mineiro e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, Luciano do Valle sofreu um infarto. Mesmo socorrido e levado ao Hospital, não sobreviveu, morrendo aos 66 anos de idade. Não pôde realizar seu sonho de narrar a Copa do Mundo realizada no Brasil no mesmo ano.

 

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •