5 curiosidades sobre o Pico da Neblina

Conheça mais sobre a maior montanha do Brasil

 

1 – O Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil. Localizado no Norte do Amazonas, fica na fronteira com a Venezuela. Foi escalado pela primeira vez em 31 de março de 1965. Em 2015, após uma atualização do IBGE, a altura da montanha ficou em 2995,3 m. Essa formação geográfica foi descoberta apenas na década 1950, após um trajeto de avião feito por um comandante brasileiro.

 

Esta medição é fruto do projeto MAPGEO2015, que implementa nova metodologia baseada no que a própria instituição chama da “Modelo de Ondulação Geoidal”.

 

2 – Até 1962 era pensado que o Pico da Neblina fazia parte da Venezuela. No entanto, ao demarcarem as fronteiras entre os países, tanto a montanha mais alta, quanto a segunda mais alta (Pico 31 de Março) do Brasil foram delimitadas no território brasileiro. O nome do local para os venezuelanos é Cerro Phelps, em homenagem a um estudioso que pesquisou no local em 1954.

 

 

Parque Nacional do Pico da Neblina,

 

3 – No estudo de 1965, foi dada uma altura de 3014 m para o Pico da Neblina. Nesse mesmo ano houve a primeira escalada oficial até o topo da montanha. O nome da montanha foi dado pois o lugar fica quase o ano todo coberto por neblina, dificultando a visualização do seu cume. Em 2005, em nova análise, engenheiros militares do IME (Instituto Militar de Engenharia) rebaixaram em 20 metros a altura do pico, passando para 2993,8 m.

 

Parque Nacional do Pico da Neblina.

 

4 – Localiza-se no Parque Nacional do Pico da Neblina, situado no município de Santa Isabel do Rio Negro, no entanto a maioria do turismo e expedições para o local saem da cidade de São Gabriel da Cachoeira. Fora da Cordilheira dos Andes, essa montanha é a mais alta da América do Sul, além de ser o ponto mais alto do Planalto das Guianas, formação geológica localizada no norte do nosso continente.

 

Esta medição é fruto do projeto MAPGEO2015, que implementa nova metodologia baseada no que a própria instituição chama da “Modelo de Ondulação Geoidal”.

5 – O segundo ponto mais alto do Brasil, o Pico 31 de Março, que conta com 2974 m, fica a apenas 680 metros de distância do Pico da Neblina. A terceira formação mais alta é o Pico da Bandeira (2891 m), que fica entre o Espírito Santo e Minas Gerais. A vegetação típica do cume mais alto do Brasil é variada: até os 1000 metros é vista floresta equatorial, até 1700 m há árvores menores e mais espaçadas, e depois dos 1800 m só é possível ver vegetação rasteira. Há diversas espécies da flora e fauna amazônica. No inverno, as temperaturas são de 20°C de dia e 6°C.

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •