5 curiosidades sobre Otto I

Conheça o primeiro imperador do Sacro Império Romano

 

1 – Otto I (também conhecido como Otão em português) foi o primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico, além de rei da Itália, da Germânia e duque da Saxônia. A sua data de nascimento provável é 23 de novembro de 912. Desde jovem participou de incursões militares de expansão e de defesa contra ataques eslavos no leste. Em 930 se casou com uma irmã do rei da Inglaterra.

 

2 – Em 936, Henry (Henrique), o pai de Otto, morreu e deixou o Reino da Germânia para seu filho e sucessor. Desde a sua coração demonstrava que queria ser um sucessor de Carlos Magno na Europa. Carlos Magno havia sido um rei francês e de grandes territórios na Alemanha que fora coroado como Imperador pelo Papa. O início do reinado de Otto foi marcado por uma revolta de duques que queriam substituí-lo por seu meio irmão. O rei alemão venceu a guerra civil e acabou por colocar parentes e amigos próximos no comando dos ducados.

 

Otto foi uma das principais personalidades da Idade Média

 

3  – Em 951 atacou a Itália, que se encontrava em um grande caos político e social. Conseguiu dominar o território italiano rapidamente, mas uma revolta de nobres da região da Lorena se espalhou por todo país, fazendo Otto retornar. Para completar, os magiares (húngaros) e eslavos estavam atacando suas fronteiras. Em 955 conseguiu vitórias nos dois conflitos, assegurando ainda mais seu poder.

 

4 – Otto era um hábil político, conseguindo boas relações com a Igreja Católica, com o Império Bizantino e com o Reino da França. Por conta disso, resolveu dominar de vez a Itália, para ter influência na escolha dos novos papas e bispos também. Tendo havido se casado com uma italiana anos antes, conseguiu apoio da maioria da nobreza do local. Em 962, quando os Estados Papais haviam sido invadidos, Otto libertou os territórios e foi coroado pelo Papa como Imperador.

 

 

5 – Desta forma, o nobre alemão é considerado como o primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico, que durou de 962 até 1802. Quando o Império foi estabelecido, os domínios de Otto eram: Alemanha. Áustria, República Tcheca, norte da Itália, Países Baixos e pequenas porções da França e da Suíça. Otto morreu em 973 quando havia voltado para a Alemanha após ter assinado um acordo de paz com os Império Bizantino através do casamento do seu filho Otto II com uma princesa bizantina.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •