5 curiosidades sobre Sam Houston

Conheça mais sobre essa importante personalidade norte-americana

 

1 – Samuel Houston foi um político e militar norte-americano com importante influência na história do Texas e do sul dos Estados Unidos. Descendente de escoceses e irlandeses, era filho de um major da Guerra da Independência Americana (saiba mais aqui). Nasceu no estado da Virgínia em 2 de março de 1793. Seu pai havia adquirido muitas dívidas, o que fez com que iniciassem a mudança para o Tennessee, no entanto, o chefe da família não chegou a concluir a viagem,  morrendo no caminho. Todo o processo foi capitaneado pela mãe, que precisava cuidar dos 8 filhos. Nesta época, o jovem Sam tinha 14 anos de idade.

 

 

Sam Houston, fotografado por Mathew Brady, c.1860–1863.

 

2 – Insatisfeito com a vida de ajudante do irmão mais velho, Sam Houston fugiu de casa, se abrigando em uma tribo Cherokee próxima ao Rio Tennessee. A ele foi dado o nome de Colonneh (O Corvo em cherokee). Nunca deixou de visitar a família, mas morou com os nativos até 1812, quando se alistou para lutar contra os ingleses e seus aliados Creek. Foi acertado por uma flecha na virilha, mas conseguiu se recuperar rapidamente. Em outra investida foi baleado no ombro e no braço. Teve que ser transferido para New Orleans para ser operado. Sua bravura chamou a atenção de Andrew Jackson, que se tornaria presidente dos Estados Unidos 15 anos depois.

 

Sam Houston em 1861.

 

3 – Com Jackson como seu mentor, adentrou na política e foi subindo gradativamente de função. Em 1818 foi declarado promotor em Nashville, Tennessee. Entre 1823 e 1827 foi deputado federal pelo mesmo estado. Em 1827 se elegeu governador, mas dois anos depois um escândalo o atingiu: boatos que era alcoólatra e infiel se espalharam. Isto acabou com seu casamento e contribuiu para que sua ex-exposa espalhasse mais declarações bombásticas sobre sua pessoa. Após sair em defesa dos Cherokee em Washington, Sam Houston entrou em uma briga contra um congressista inimigo de Andrew Jackson, lhe aplicando uma sova. Preso e julgado, ele não aceitou o resultado do julgamento e acabou por fugir para o México.

 

Sam Houston State University.

 

4 – Ao chegar no Texas, que na época ainda era um estado mexicano, Sam Houston logo entrou na política local. A localidade já tinha muitos norte-americanos e mestiços. Em 1835, foi resolvido que o Texas se tornaria independente e Houston foi declarado general de seu exército revolucionário. Em 1836, após a Batalha de San Jacinto, os revoltosos texanos saíram vitoriosos e conseguiram a independência. O general e político foi ferido gravemente no tornozelo por estilhaços. Foi o primeiro presidente da República do Texas, que durou de 1836 a 1845. Ainda seria deputado e presidente novamente entre 1841 e 1844. A importante cidade de Houston, a maior do estado atualmente, tem o nome em sua homenagem e foi fundada por dois irmãos pouco depois da libertação texana.

 

Estátua de Sam Houston, Huntsville. Possui 67 pés de altura e é chamado “A Tribute to Courage”.

 

5 – Com a anexação do Texas pelos Estados Unidos em 1845, Sam Houston foi senador do estado entre 1846 e 1859. Neste último ano foi eleito governador, ficando no cargo até 1861, quando foi afastado do cargo por não apoiar os confederados na Guerra de Secessão contra o norte. Ele não apoiava a libertação dos escravos que Abraham Lincoln propunha, mas era contra a separação do sul dos Estados Unidos como um todo. Morreu em 1863, aos 70 anos, em sua casa na cidade de Huntsville. Hoje em dia existe uma universidade com seu nome: a Sam Houston State University, que fica localizada na mesma cidade em que ele faleceu.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •