5 fatos sobre Bat Masterson

Conheça um dos mais conhecidos pistoleiros do “velho oeste”

 

1 – Bartholemew William Barclay Masterson,  mais conhecido como Bat Masterson, foi um caçador de búfalos, militar, jornalista, xerife e delegado federal norte-americano. Mesmo tendo nascido no Canadá em 26 de novembro de 1853, fez toda a sua vida nos Estados Unidos. Foi um dos mais conhecidos pistoleiros do “velho oeste”, tendo ganhado fama mundial e se tornado amigo até do presidente Theodore Roosevelt.

 

2  – Durante sua juventude, sua família vivia se mudando, até se estabelecer no estado do Kansas. Perto dos 20 anos ele e um irmão deixaram a fazenda da família para se tornarem caçadores de búfalos. Em 1874 participou de confrontos com indígenas no Texas.

 

Masterson na juventude 

 

3 – Seu primeiro duelo de pistolas aconteceu por causa de uma mulher em 1876, Masterson foi atingido, mas conseguiu matar seu rival. Acidentalmente, as balas atingiram a moça, que não resistiu aos ferimentos. Em 1877, recuperado se tornou xerife pela primeira vez e contou com a ajuda dos seus irmãos para controlar a cidade que lhe deu o cargo. No ano seguinte perdeu seu irmão Ed em um tiroteio. Durante este período permaneceu mais entre Dodge City e Kansas City, no entanto, ainda foi xerife no Arizona e no Colorado.

 

4 – Em 1884 começou a carreira como jornalista, sem grande sucesso. Se mudou para a cidade de Denver, por onde viveu por quase 10 anos. Em 1895 foi morar em Nova York como guarda-costas de um milionário. Dois anos depois retornou para Denver novamente como xerife. Em 1902 se mudou para Nova York onde voltou a trabalhar como jornalista, cobrindo eventos esportivos. Tendo sido apresentado ao presidente Theodore Roosevelt e se tornado amigo pessoal do mandatário americano, Masterson foi indicado para ser delegado federal (U.S. Marshal) entre 1905 e 1909. Até o fim da sua vida foi correspondente de lutas de boxe em um jornal de Nova York. Faleceu em 1921 em decorrência de um ataque cardíaco.

 

Gene Barry viveu Bat Masterson na série homônima entre 1958 e 1961

 

5 – A fama de Bat Masterson foi tão grande no “velho oeste” que foi criada uma série de televisão em sua homenagem. O programa foi rodado entre 1958 e 1961 e teve 108 episódios. Também ficou famosa uma revista em quadrinhos baseada nas histórias de Masterson. Vários filmes e seriados norte-americanos usaram a imagem do famoso pistoleiro e xerife em suas histórias durante os anos.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •