5 fatos sobre Chico Anysio

Conheça mais sobre esse importante comunicador brasileiro

 

1 – Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em 12 de abril de 1931 na cidade de Maranguape-CE. Ficou conhecido por ser um comunicador multifacetado, tendo trabalhado como humorista, ator, radialista, roteirista, escritor e diretor. Ainda criança se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde aos 16 anos começou a participar de programas de calouro no Rádio. Aos 17 anos conseguiu seu primeiro emprego, na Rádio Guanabara. Neste trabalho inicial exerceu as funções de ator, comentarista de futebol e locutor.

 

Chico Anysio lotou o Carnegie Hall, em Nova York. Considerada por ser uma das casas de show mais famosas do mundo, se apresentaram nomes como Judy Garland, Frank Sinatra, The Beatles, Charles Aznavou, Edith Piaf, entre outros artistas consagrados.

 

2 – Trabalhou em outras emissoras de rádio até 1957, quando foi convidado para atuar em programas humorísticos da TV Rio. Nesse período teve oportunidades de dar vida a muitos personagens que havia criado no Rádio. Nos anos 60 trabalhou na TV Tupi (saiba mais aqui), onde lançou o Chico Anysio Show. Em 1968 foi contratado pela Rede Globo.

 

“Pantaleão” era um dos personagens de Chico Anysio.

 

3 – Na emissora do Rio de Janeiro, passou mais de 40 anos. Participou de diversos programas e criou centenas de personagens. Também começou a se destacar em espetáculos no teatro. Nos anos 70 lançou sua carreira na literatura, tendo escrito mais de 20 livros. Na Rede Globo, Chico Anysio estrelou a Escolinha do Professor Raimundo, na qual liderava o programa repleto de humoristas famosos no Brasil.

 

Professor Raimundo (Chico Anysio) e seu famoso bordão ‘e o salário ó’.

 

4 – Durante sua carreira criou mais de 200 personagens, além de compor cerca de 300 músicas. Se casou 6 vezes e teve oito filhos (um adotivo).Entre seus filhos está Bruno Mazzeo, famoso ator e comediante da atualidade. Ainda arrumou tempo para pintar, tendo inclusive exposta suas obras várias vezes. No final da carreira atuou no programa Zorra Total, onde encenava seus papéis mais famosos.

 

Estátua de Chico Anysio em Maranguape.

5 – Chico Anysio começou a ter problemas de saúde recorrentes a partir de 2010, quando ficou mais 100 dias na UTI. Em 2012 não resistiu a uma infecção pulmonar, morrendo aos 80 anos de idade. O humorista deixou um grande legado e número de fãs de várias gerações. Além disso, se provou um bom artista em diversas zonas da comunicação e das artes.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •