5 fatos sobre Duke Ellington

Conheça mais sobre esse famoso musico norte-americano

 

1 – Edward Kennedy Ellington, mais conhecido como Duke, foi um cantor, compositor e maestro norte-americano nascido no dia 29 de abril de 1899. Natural de Washington, capital dos Estados Unidos, aprendeu a tocar piano com seus pais, pois ambos tocavam o instrumento. Para sustentar a família, seu pai era mordomo da casa branca e desenhista. Ainda na adolescência, arrumou emprego como vendedor de amendoim no estádio de baseball da cidade com o intuito de ver seus ídolos no esporte.

 

Ellington posa com seu piano no KFG Radio Studio em 3 de novembro de 1954.

 

2 – Estudando música e na escola ao mesmo tempo, Ellington decidiu optar por seguir a carreira como músico profissional, não se formando no ensino médio. Nesse período ganhou o apelido de Duke (duque), em referência a andar sempre bem vestido e elegante. Em 1917 formou uma banda de jazz, com influências do ragtime criado no final do século anterior. Passando por muitas dificuldades em sua cidade natal, em 1923 se mudou com seu grupo musical para Nova York.

 

Duke Ellington recebendo a Presidential Medal of Freedom de Richard Nixon, 1969.

 

3 – Por quase 5 anos tocaram em prostíbulos, bares e cafés para ganhar alguns trocados. Na nova cidade recebeu influência de outras lendas do jazz, como Louis Armstrong e Fats Waller. Por muitas vezes ele e seus amigos passaram fome, mas em 1927 foram contratados pelo Cotton Club. Os tempos de carestia passaram, e logo Ellington se tornou famoso nacionalmente. Com o fechamento do clube no qual trabalhava, logo foi requisitado para aparecer em filmes e gravar discos.

 

Duke Ellington no Hurricane Club em 1943.

 

4 – Cercado de músicos e cantores talentosos, excursionou pelos Estados Unidos e alguns países europeus. Lotava as maiores casas de show do seu país. Em 1956, Ellington fez uma icônica apresentação no Festival de Jazz de Newport, o que aumentou ainda mais sua fama. Como maestro e compositor revolucionou a forma como se tocava o jazz, ao criar o jungle style, no qual os metais são tocados de forma frenética.

 

Estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 6535 Hollywood Blvd.

 

5 – Nos anos 60 e 70 ainda trabalhava ativamente e fez uma grande turnê pelo mundo. Faleceu em maio de 1974, quando tinha 75 anos de idade. A causa da sua morte foi um câncer agressivo. Duke Ellington deixou mais de 3000 músicas compostas e uma vasta carreira na qual mostrou seu enorme talento no piano e como maestro.

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •