5 fatos sobre João de Barro

Conheça mais sobre esse compositor brasileiro

 

1 – Carlos Alberto Ferreira Braga, mais conhecido como Braguinha ou João de Barro, foi um compositor brasileiro nascido em 29 de março de 1907. Natural do Rio de Janeiro, cursava Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes. Por ser ligado à música, começou a utilizar João de Barro – um tipo de pássaro que constrói seu próprio ninho – como pseudônimo. Esse fato ocorreu pois seu pai não queria o nome da família envolvido com músicos da periferia e ligados à boêmia.

 

 

2 – Em 1929 formou o Bando de Tangarás, um grupo musical que contava com Noel Rosa (saiba mais aqui), Almirante e Alvinho. A partir da década de 30 largou de vez a Arquitetura e foi viver das suas composições. Em 1933 estourou no Carnaval com duas marchinhas de sua composição: Moreninha da Praia e Trem Blindado. Sua carreira ficou marcada pela composição de músicas carnavalescas muito conhecidas até hoje.

 

 

3 – Em 1937, João de Barro compôs a letra de uma das músicas mais conhecidas do Brasil, Carinhoso. A melodia havia sido composta por Pixinguinha 20 anos antes. Essa canção é uma das mais regravadas da história da música brasileira, tendo recebido mais de 100 versões diferentes até hoje. Este com certeza é seu trabalho mais conhecido.

 

 

4 – Além de compositor, também fez trabalho de dublador em filmes da Disney (saiba mais aqui) nos anos 40. Esses filmes introduziram o personagem Zé Carioca e apresentavam de certa forma o Brasil para os Estados Unidos. João de Barro também era conhecido por ser um bom violonista.

 

5 – Viveu até 2006, quando faleceu aos 99 anos de infecção generalizada. Deixou mais de 400 músicas gravadas em toda sua carreira. Diversos artistas do mais alto escalão da música brasileira cantavam suas composições. Além disso, os carnavais do Brasil nunca foram mais os mesmos sem as dezenas de marchinhas famosas que João de Barro escreveu principalmente nos anos 30.

  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •