5 fatos sobre Júlio Verne

Conheça mais sobre esse importante escritor

 

1 – Jules Gabriel Verne (seu nome foi aportuguesado para Júlio Verne) nasceu em Nantes, na França, no dia 8 de fevereiro de 1828. É conhecido por seus livros de fantasia, sendo considerado por muitos o inventor do gênero ficção científica. Teve uma infância livre, visitando muitas vezes a zona portuária da sua cidade. Estudou até o ensino médio em sua terra natal, antes de ir estudar Direito em Paris.

 

 

2 – Por volta do final da década de 1840, Verne iniciou a escrever, mas não recebeu apoio da família, que queria que seguisse a carreira do pai, advogado de renome em Nantes. Tentou a literatura em vários gêneros nos anos iniciais como escritor, mas não obteve sucesso. Em 1850 se formou, mas decidiu continuar sua carreira literária. Ao escrever uma peça em parceria com Alexandre Dumas Filho consegue relativo sucesso. Apenas quando publicou “Cinco Semanas em um Balão”, em 1863, alcançou seu primeiro best-seller.

 

Capa do livro: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

 

3 – Até mesmo seu primeiro livro de sucesso teve grandes dificuldades para ser aceito pelas editoras. “Cinco Semanas em um Balão” foi rejeitado 15 vezes antes de ser publicado. Os editores diziam que a obra era uma tentativa barata de prever o futuro. No entanto, a fama de Verne rapidamente cresceu e suas obras seguintes se tornaram verdadeiros clássicos. Casou-se com uma viúva e teve apenas um filho desta união.

 

Capa das edições Hetzel.

 

4 – Entre 1864 e 1874, o escritor francês publicou diversas obras que se tornaram conhecidas no mundo todo. Confira a lista de livros mais importantes produzidos por Verne nesse interim de 10 anos: Viagem ao centro da Terra (1864); Da Terra à Lua (1865); Vinte mil léguas submarinas (1870); A volta ao mundo em oitenta dias (1872) e A ilha misteriosa (1874). Muitos desses volumes se tornaram peças e filmes durante os anos.

 

Capa do livro: A Ilha Misteriosa de Júlio Verne.

 

5 – Mesmo fazendo livros sobre todos os lugares do mundo, não conheceu nem metade destes locais. Viajou para o Reino Unido, países nórdicos e Estados Unidos durante a vida, mas em suas obras escreveu sobre todos os cantos do mundo. Júlio Verne ficou muito conhecido por suas previsões de tecnologias que seriam criadas no futuro. Em seus escritos predisse a televisão; o helicóptero, a viagem à Lua; o cinema falado; os mísseis teleguiados; o avião; os tanques de guerra e a energia solar, dentre vários outros inventos. Morreu em 1905, aos 77 anos. É tido como o autor mais traduzido na história, tendo escrito mais de 100 livros no decorrer da vida.

  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •