5 fatos sobre Luiz Melodia

Conheça melhor esse importante cantor brasileiro

 

1 – Natural do Rio de Janeiro, Luiz Melodia foi um famoso compositor e cantor brasileiro. Nascido em 7 de janeiro de 1951, o artista foi criado no bairro do Estácio, conhecido como berço do samba. Filho de um funcionário público e de uma costureira, foi influenciado por seu pai, músico amador que o levava para as rodas de samba e para a boêmia desde a infância.

 

Luiz Melodia na juventude

 

2 – Começou a carreira com apenas 12 anos, de forma quase amadora. Ajudava artistas do bairro em algumas músicas e também trabalhava fazendo bicos. Seu pai não gostava de vê-lo tão frequentemente na noite desde tão novo, queria que Melodia se torna-se um profissional formado. Mesmo recebendo influências constantes do samba, o artista carioca entrou na onda da Jovem Guarda. Aos 13 anos tocava em vários bailes das comunidades próximas com sua banda Os Instantâneos. Na mesma época largou a escola.

 

3 – Aos poucos, Melodia foi se tornando um compositor excelente, influenciado pelo rock, samba e soul. Essa mistura de estilos o fez ter um estilo bem característico. Com a idade também foi incorporando o tropicalismo. O sucesso começou a bater na porta, quando sua música “Pérola Negra” foi gravada por Gal Costa, em 1972. No ano seguinte lançou seu primeiro disco, de mesmo nome.

 

 

4 – Em 1975 foi finalista de um concurso realizado pela Rede Globo. Sua carreira se consolidou de vez em 1976, com o lançamento do álbum “Maravilhas Contemporâneas”, que continha a música “Juventude Transviada”, um de seus maiores sucessos. Entre o final dos anos 70 e os anos 80 lançou mais 5 LPs. Gravou diversas músicas para novelas e começou sua carreira internacional, ficando conhecido principalmente na França.

5 – Nos anos 90, lançou 3 CDs. Na década seguinte focou em projetos de parceria com outros artistas e shows especiais. Em 2008 um espetáculo de Melodia foi produzido pela MTV, “Estação Melodia”. Em 2014 lançou seu último álbum: após 13 anos trazia músicas inéditas. Descobriu que tinha um mieloma múltiplo, tipo raro de câncer, e depois de lutar bravamente contra a doença não resistiu. Faleceu em agosto de 2017, aos 66 anos de idade.

 

melodia

Melodia venceu um prêmio nacional por seu CD de 2014, “Zerima”
  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •