5 fatos sobre Nicolaus Steno

Conheça mais sobre esse importante precursor do indutivismo científico

 

1 – Nicolaus Steno (Niels Steensen originalmente) foi um bispo católico e cientista com importantes contribuições principalmente para a Geologia. Suas descobertas e pesquisas influenciaram principalmente a estratigrafia, área que estuda os estratos ou camadas das rochas. Nasceu em 11 de janeiro de 1638 na cidade de Copenhagen, na Dinamarca.

 

Pintura – Nicolaus Steno

 

2 – De juventude pouco conhecida, é sabido que após terminar a faculdade na sua cidade natal, Steno se tornou um viajante nos territórios europeus, sempre interessado em adquirir novos conhecimentos e outros cientistas. Dizia que não se podia acreditar em tudo que estava nos livros sem antes provar as hipóteses apontadas. Foi um precursor do indutivismo científico, em que é necessário testar as hipóteses e teorias levantadas.

 

“pedras língua”

 

3 – Quando estava na Itália em 1666 recebeu uma cabeça de tubarão do governante local para estudá-la. Percebeu que os dentes do animal pareciam muito com certas “pedras língua” encontradas em algumas rochas. Ao contrário da crença corrente entre os estudiosos da época e do passado, que acreditavam que esse tipo de formação geológica seria um tipo especial de pedra, Steno deduziu que essas rochas eram realmente dentes de tubarão mortos a muito tempo e soterrados por lama que se solidificou. Percebeu que os fósseis mudavam de composição química sem que a sua forma fosse modificada.

As quatro leis da estratigrafia de Steno (Encyclopedia Britannica, Inc, 2012)

 

4 – Em 1669, com apenas 31 anos publicou seu principal trabalho: Discurso prévio a uma dissertação sobre um corpo sólido contido naturalmente num sólido. Não apenas os fósseis o interessavam, mas também os cristais, sedimentos, rachaduras e outros tipos de minerais. Por seu estudo dos estratos e camadas das rochas, é considerado um dos pais da Geologia. Também definiu os três princípios básicos da estratigrafia: o Princípio da Sobreposição (a deposição dos estratos de rocha sempre acontece da base para o topo), o Princípio da Horizontalidade Original (os sedimentos são originalmente depositados horizontalmente) e o Princípio da Continuidade Lateral (os estratos tendem a ser mais ou menos espessos em decorrência da sedimentação do local).

 

Estátua Nicolaus Steno

 

5 – Criado como seguidor da Igreja Luterana (saiba mais aqui), se converteu ao catolicismo enquanto estava na Itália. Em seus estudos teológicos entendeu que a Igreja Católica seria a real religião de Cristo. Entrou no seminário e foi sendo dissuadido a deixar suas pesquisas, que estavam em desacordo com os ensinamentos católicos. Foi ordenado padre e depois bispo. Recebeu a difícil missão de assumir o bispado de Hannover (de maioria protestante), na Alemanha. Passou ainda por Hamburgo e depois foi para Schwerin, onde faleceu com apenas 48 anos de idade. Em 1988 foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •