5 fatos sobre Noel Rosa

Conheça mais sobre um dos maiores sambistas brasileiros

 

1 – Natural do Rio de Janeiro, Noel Rosa nasceu no dia 11 de dezembro de 1910. É considerado até hoje um dos maiores sambistas e compositores da história da música brasileira. Filho de uma família de classe média da Vila Isabel, teve um parto muito complicado, sendo puxado à fórceps. Provavelmente, seu nascimento difícil teve a ver com sua fisionomia diferente, que marcou sua carreira.

 

 

2 – Estudou em colégios de renome e na década de 1930 entrou na faculdade de Medicina, mas em 2 anos desistiu. Isto se deu pois desde a adolescência Noel havia aprendido a tocar bandolim e violão e desde muito novo estava na vida boêmia carioca. Acostumado com as noitadas, mulheres e bebida, o jovem artista carioca não se interessava pelos estudos.

 

Conseguiu seu sucesso no início da década de 30

 

3 – A partir de 1929 começou a compor músicas e se arriscar no canto. Fez parte de vários grupos de samba e também se tornou amigo de diversos sambistas e cantores famosos da época, como: João de Barro, Cartola (conheça mais sobre sua vida aqui), Mário Reis, Francisco Alves e Aracy Almeida.

 

 

4 – Quando lançou “Com que Roupa?” em 1930 alcançou o sucesso. Ao mesmo tempo que compunha grandes letras e melodias, vivia em grandes farras e e tinha casos várias mulheres, inclusive casadas. Mesmo noivo, era apaixonado por uma prostituta chamada Ceci, com quem vivia uma vida dupla, dando-lhe presentes. Casou-se em 1934 com Lindaura, uma moça da alta sociedade carioca. No mesmo ano sua relação com Ceci acabou, por conta dos ciúmes doentios de Noel.

 

Fonte: Editora UNB

 

5 – Deprimido após o término com sua amante de longas datas, o artista carioca enfrentou outro problema: a tuberculose. Mesmo doente, continuava indo para a noite do Rio de Janeiro e persistia no fumo e na bebida. Se mudou para Belo Horizonte para se tratar e fugir da vida boêmia e também salvar seu casamento. Sempre tinha recaídas e não repousava. Quando teve uma melhora, retornou para o Rio e tinha consciência de que havia se curado, porém poucos dias depois ficou de cama e não conseguia mais se alimentar. Em maio de 1937, com apenas 26 anos de idade, Noel Rosa faleceu na casa da sua família. Deixou mais de 300 músicas compostas e é considerado um gênio da música brasileira, influenciando as diversas gerações de compositores e músicos do Brasil após a sua morte.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •