5 fatos sobre o Desastre de Bhopal

Conheça uma das maiores tragédia da história recente da humanidade

 

1 – O desastre de Bhopal foi um acidente industrial que ocorreu em 3 de dezembro de 1984. É considerada a maior tragédia industrial e química da história da humanidade. Gases tóxicos vazaram de uma fábrica de uma empresa americana de pesticidas, afetando mais de 500 mil pessoas. A causa do desastre foi a negligência com a segurança para cortar gastos.

 

Uma nuvem tóxica ficou na cidade por vários dias

 

2 – Segundo fontes confiáveis, um tanque que armazenava isocianato de metila, uma substância incrivelmente instável acabou vazando após água ter entrado no local. Uma reação química poderosíssima ocorreu e fez com que o elemento tóxico vazasse através de uma nuvem venenosa que foi levada pelo vento até a cidade de Bhopal enquanto a maioria da população dormia.

 

Milhares de pessoas morreram na tragédia

 

3 – Ainda dormindo, 3 mil pessoas morreram asfixiadas e dezenas de milhares saíram de suas casas com os olhos queimando, dificuldades respiratórias e vomitando sangue. Nos dias seguintes várias pessoas morreram dos sintomas, principalmente por problemas respiratórios. A nuvem que demorou dias para se dissipar causou mais de 10 mil mortes direta e indiretamente, 50 mil pessoas tiveram graves sequelas que incluem distúrbios neurológicos, má formação de bebês nascidos após o acidente, abortos espontâneos, dificuldades respiratórias, cegueira e queimaduras. Além disto, cerca de 200 mil pessoas tiveram sintomas leves da contaminação.

 

Área afetada pelo gás venenoso

 

4 – A empresa responsável acusou um funcionário de sabotagem e em 1989 acordou pagar cerca de 500 milhões de dólares para o governo indiano pela tragédia. Aparentemente esse valor daria para pagar 5 anos de tratamento para os afetados, mas a população de Bhopal afirma que muitas pessoas não receberam os devidos cuidados. Em 2001 a empresa foi comprada por uma multinacional ainda maior, que também se exime da responsabilidade e não aceita pagar nenhum valor para os afetados pelo desastre.

 

 

5 – Até os dias atuais milhares de pessoas são afetadas pela tragédia de 33 anos atrás. A luta pela sobrevivência, por tratamento e medicamentos ainda é uma dura realidade de muitos dos atingidos pelo acidente químico. A toxicidade de alguns locais de Bhopal ainda é altíssima e causa doenças principalmente a crianças e idosos em 2017. Esta tragédia é uma prova de que a negligência e a falta de empatia podem causar inúmeros problemas para as pessoas e o meio-ambiente.  

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •