5 fatos sobre Walt Whitman

Conheça mais sobre esse importante jornalista dos EUA

 

1 – Infância e Juventude

Nascido em 31 de maio de 1819, Walt Whitman foi um poeta e jornalista norte-americano, considerado um dos maiores da história dos Estados Unidos. Natural de Huntington, se mudou logo cedo para Nova York com a família. Inicialmente viveu no Brooklyn, onde estudou e se tornou aprendiz de tipógrafo. Com apenas 17 anos se tornou professor em uma escola de Long Island. Em 1837 participou da campanha de Martin van Buren para presidente como jornalista. Em 1841 retornou a Nova York, desta vez morando em Manhattan.

 

Escritório de Walt Whitman no Brooklyn Daily Eagle em Washington, DC, c. 1916.

 

2 – Idas e vindas

Walt Whitman editou diversos jornais nova-iorquinos entre 1842 e 1848, mas viveu por 3 meses em New Orleans, antes de abrir sua tipografia e papelaria no Brooklyn. Poeta nas horas vagas, o escritor viveu de seu negócio até decidir publicar a primeira edição da sua obra-prima.

 

Manuscrito de Walt Whitman para “Broadway, 1861”

 

3 – Leaves of Grass

Em 1855, quando tinha 36 anos incompletos, Walt Whitman lançou “Leaves of Grass” (“Folhas de Relva” ou “Folhas de Grama”, em português”), um livro com apenas 12 poesias e sem o nome do autor. Na obra, o poeta utilizou uma forma pouco ortodoxa para à época, o que levou a um grande número de críticas negativas. Na verdade, o escritor desejava criar uma poesia nacional, sem a influência dos países colonizadores. Em 1856 e 1860 lançou outras edições do livro com novas poesias e desta vez com o seu nome na capa.

 

Whitman passou seus últimos anos em sua casa em Camden, Nova Jersey. Hoje, está aberto ao público como a Casa Walt Whitman .

 

4 – A Guerra Civil

Por ser considerada obscena por muitos, a poesia de Whitman o fez perder empregos e tudo. Entre 1863 e 1864, trabalhou como voluntário na Guerra Civil Norte-Americana. O poeta trabalhava em hospitais militares, e após o término do conflito voltou triste e envelhecido. Das suas experiências no conflito escreveu um livro com 53 poesias, chamado “Drum-Taps” (1865). Em 1867 e 1870 lançou mais duas edições de “Leaves of Grass”, sempre adicionando novos poemas. Famoso nacionalmente, recebeu convites de universidades para apresentar seu trabalho, no entanto, em 1873 sofreu uma paralisia parcial que o deixa imóvel do lado esquerdo do corpo.

 

Whitman foi homenageado em uma edição postal da Famous Americans Series, em 1940

 

5 – Fim da vida

Após a morte da mãe se muda para Camden, cidade no estado de New Jersey, onde vê publicadas mais duas edições de “Leaves of Grass”. Sem poder trabalhar, Whitman passou dificuldades nos últimos anos de vida. Só conseguiu sobreviver por conta da ajuda de familiares, amigos e admiradores. Em 1888 sofreu nova paralisia, mas ainda vê publicados os livros “November Boughs” (1888) e sua antologia poética. Mesmo debilitado, conseguiu adicionar novos poemas em sua obra-prima para mais duas edições do livro. Faleceu em 1892, com 72 anos de idade. A poesia de Walt Whitman ficou marcada por uma pouco convencional de saudar a liberdade e a vida, além de utilizar o verso livre O engraçado é que lançou o mesmo livro diversas vezes, mas sempre com novos poemas inseridos nele.

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •