6 curiosidades sobre o Programa Sputnik

Descubra fatos interessantes sobre as primeiras naves enviadas ao espaço

 

1 – Em um período marcado pela Guerra Fria, foi iniciada uma corrida espacial entre as duas potências Estados Unidos e União Soviética. O Programa Sputnik dos russos foi responsável pelo envio do primeiro satélite artificial até o espaço, em outubro de 1957, assim como o primeiro ser vivo em 3 de novembro de 1957.

 

2 – A primeira nave enviada pelos soviéticos, chamada Sputnik, tinha a missão de enviar sinais de rádio para a superfície terrestre. A missão foi bem-sucedida, permanecendo o satélite ativo por 22 dias, até que as suas baterias ficaram esgotadas.

 

A cadela Laika foi o primeiro ser vivo enviado para o espaço

 

3 – Na Sputnik 2, o primeiro ser vivo foi mandado ao espaço. A cadelinha Laika foi a escolhida para a missão, tendo seus dados biológicos analisados durante uma semana. Na versão original, ela teria morrido após uma semana por falta de oxigênio, no entanto, anos depois os cientistas responsáveis pela missão declararam que Laika havia falecido poucas horas depois do lançamento do foguete, devido a um superaquecimento da cabine da nave.

 

4 – A Sputnik 3 enviou um mini-laboratório espacial visando estudar o magnetismo e a radioatividade da Terra. A 4 mandou um manequim humano visando testar a possibilidade de enviar missões tripuladas para o espaço. Em agosto de 1960, foram enviados vários animais e plantas dentro da Sputnik 5, e em contraste como o que havia acontecido a Laika, todos os seres vivos voltaram com vida.

 

5 – Ainda houve três missões batizadas de Korabl-Sputnik, que ocorreram até março de 1961, e levaram mais animais ao espaço para testar a viabilidade de enviar um ser humano em uma nave espacial. As espaçonaves soviéticas iniciaram uma página interessante na história da humanidade, a abertura de uma nova fronteira, de um novo desafio. Em 1958 os Estados Unidos lançaram seu primeiro satélite artificial, iniciando uma corrida espacial.

 

Yuri Gagarin, primeiro humano a ir para o espaço

6 – Em abril de 1961 a União Soviética enviou à bordo da nave Vostok 1 seu primeiro astronauta, Yuri Gagarin. Ele ficou mais de uma hora em órbita e na descida da nave foi ejetado da cabine para não morrer no impacto com o solo. Essa foi a primeira missão tripulada por um humano na história. As missões Sputnik serviram como precursoras e testes para as primeiras missões tripuladas ao espaço. Um nome que se deve destacar é o de Sergei Korolev, cientista chefe das primeiras espaçonaves e da Vostok.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •