6 fatos sobre Charles Miller

Conheça mais sobre o “pai” do futebol brasileiro

 

1 – Nascido em 24 de novembro de 1874, Charles William Miller é conhecido como o “pai” do futebol no Brasil. Filho de um escocês e de uma brasileira com descendência britânica, era natural de São Paulo e com apenas 10 anos foi estudar na cidade de Southampton na Inglaterra. Conheceu e se apaixonou pelo futebol desde o primeiro momento.

 

2 – Era um praticante de diversas modalidades, como o tênis, rugby e críquete, mas era no futebol em que se destacava. O esporte que tinha sido criado praticamente 30 anos antes (1863) já era bastante popular em solo inglês. Jogou pelo time da escola e por alguns clubes amadores antes de retornar ao Brasil em 1894.

 

Charles Miller na juventude

 

3 – Quando retornou ao Brasil para trabalhar numa empresa ferroviária, trouxe duas bolas, uniformes e um livro de regras. Virou sócio do São Paulo Athletic Club (não é o São Paulo conhecido), único clube da cidade e levou seus materiais para introduzir o futebol na cidade. Em abril de 1895 ocorreu a primeira partida futebolística em território brasileiro, entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo e os trabalhadores da Companhia Ferroviária de São Paulo (time de Charles Miller). O resultado foi de 4×2 para a equipe do patrono do futebol brasileiro.

 

4 – Miller nos anos posteriores passou a jogar vários amistosos pelo São Paulo Athletic e apoiava a ideia da criação de uma Liga Paulista de Futebol. Em 1902, oito anos depois de seu retorno, o primeiro campeonato foi realizado. O time de Miller venceu os três primeiros anos do torneio que ficaria conhecido como Campeonato Paulista. Ainda foi artilheiro do Paulistão de 1902 e 1904. Nesta época o esporte era praticado apenas por membros da elite branca das cidades brasileiras. Não se sabia que a verdadeira magia do futebol brasileiro viria das periferias, das várzeas e dos campinhos de terra.

 

Jogando pelo São Paulo Athletic

 

5 – Em 1910 encerrou a carreira aos 36 anos, mas viu o São Paulo Athletic ser campeão no ano seguinte. Depois que parou de jogar se tornou árbitro. Muitos críticos dizem que o futebol já era praticado no Brasil muito antes de Charles Miller ter retornado. Alguns explicam que o jogo era praticado de forma desorganizada por marinheiros e funcionários estrangeiros já por volta de 1870 e que o sucesso de Miller foi atribuído por ele ter introduzido o esporte organizado em clubes, com uniformes e as regras corretas. Nunca saberemos qual história é verdade!

 

6 – O patrono do futebol brasileiro ainda foi correspondente da Coroa Britânica no Brasil e vice-cônsul inglês na Embaixada do Reino Unido em solo brasileiro. Quando faleceu em 1953, o futebol brasileiro já estava profissionalizado e o esporte era o mais popular do país. Obrigado Charles Miller!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •