6 fatos sobre Elis Regina

Conheça mais sobre essa importante cantora brasileira

 

1 – Nascida em Porto Alegre no dia 17 de março de 1945, Elis Regina é considerada uma das maiores cantoras da história brasileira. Começou a cantar com apenas 11 anos de idade no programa “O Clube do Guri”, na Rádio Farroupilha da capital gaúcha. Com 14 anos já tinha um contrato profissional com outra rádio da cidade. Em 1961, aos 16 anos lançou seu primeiro disco, “Viva a Brotolândia”.

 

Casa de infância de Elis Regina em Porto Alegre, RS. Novembro de 2016.

 

2 – Em 1964 começou a se apresentar no sudeste, fazendo parceria com Ronaldo Bôscoli e Luís Carlos Miele, compositores e produtores famosos na época. Com a música “Arrastão” de Edu Lobo e Vinícius de Moraes (saiba mais aqui) ganhou o 1º Festival Nacional de Música Popular Brasileira da TV Excelsior. Neste ano também inicia um projeto com Jair Rodrigues, o programa “O Fino da Bossa”, na TV Record. Esta atração semanal durou até 1967 e ajudou no lançamento de 3 discos da dupla.

 

Elis durante uma entrevista com Klaudio Kleiman (Revista Expreso Imaginario). Buenos Aires, dezembro de 1979.

 

3 – Em 1967, Elis se casou com Ronaldo Bôscoli, 16 anos mais velho. Logo teve seu primeiro filho João Marcelo (1970). Em 1968 se apresentou em Paris, sendo aclamada pelo público. Por ter o gênio forte, recebeu o apelido de Pimentinha. No final da década de 60 ainda gravou uma parceria com um artista sueco, além de gravar um álbum em Londres. Começou a década de 70 como uma grande estrela da música.

 

Monumento a Elis Regina em Porto Alegre, RS.

 

4 – Até 1975 gravou discos com Tom jobim, além de ter parcerias com Tim Maia, Chico Buarque, Maria Bethânia e Rita Lee. Em 1972 se separou de Bôscoli e acabou casando com o pianista César Camargo Mariano, com quem teve os filhos Pedro (1975) e Maria Rita (1977), que seguiu os passos da mãe. Deste último separou-se em 1981.

 

O corte da cantora chocou a sociedade na década de 1970 e até hoje inspira mulheres.

 

5 – Artista completa e com grande capacidade vocal, não parou de evoluir com o tempo. Teve importante papel na ditadura, ao criticar abertamente o regime. Não era presa por conta da sua alta popularidade. Além disto, Elis ajudou vários artistas a se tornarem conhecidos do público. Em 1979 apresentava um programa na Band junto a Adoniran Barbosa, no qual demonstrava seu amor por São Paulo.

 

Acervo Elis Regina

6 – Nos anos 80 cantou no renomado Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Em janeiro de 1982, com apenas 36 anos de idade, Elis Regina sofreu uma overdose de cocaína e bebida alcóolica, falecendo repentinamente. Sua morte deixou o Brasil em choque. A cantora gaúcha deixou um legado impressionante. Por muitos é considerada a melhor intérprete brasileira de todos os tempos.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •