6 fatos sobre Francisco Franco

Conheça mais sobre o ditador e o regime franquista

 

1 – Francisco Franco, também conhecido como “O Generalíssimo”, foi um militar e ditador espanhol. Nascido em 4 de dezembro de 1892 na cidade de Ferrol, conseguiu ficar quase 40 anos no poder. Em 1907 iniciou seus estudos militares na Academia de Infantaria de Toledo, onde se formou em 1910.

 

Franco recebeu ajuda de Hitler e da Alemanha nazista para chegar ao poder na Espanha

 

2 – Se destacou nas campanhas espanholas no Marrocos por sua bravura e frieza em combate. Foi galgando postos na hierarquia militar e em 1923 se tornou tenente-coronel e comandante da Legião Espanhola na África. Em 1926 foi promovido a general com apenas 33 anos. Após um longo período no Marrocos foi designado como Diretor da Academia Militar de Zaragoza entre 1928 e 1931.

 

Franco foi capa da revista Time mais de uma vez. Fonte: Time

 

3 – Quando a monarquia foi substituída pela República na Espanha, Franco foi tirado de cargos altos pelo novo governo. Em 1933 o partido pelo qual simpatizava venceu as eleições e o general foi responsável pela repressão na Revolução das Astúrias. Em 1935 se tornou chefe do Estado Maior. Com uma nova vitória da esquerda em 1936, foi nomeado comandante das tropas espanholas nas Ilhas Canárias, onde se reuniu com Emílio Mola e José Sanjurjo para planejar um golpe de estado (saiba mais aqui).

 

Fonte: Time

 

4 – Em julho de 1936 Franco conseguiu reunir os militares espanhóis no Marrocos e atravessou o Mar Mediterrâneo com aviões (cedidos pela Alemanha nazista e pela Itália fascista) e pequenos navios e começou a avançar até Madrid. Esse ato não conseguiu tomar o poder imediatamente, mas iniciou uma guerra civil que se estenderia por três anos. Em outubro do mesmo ano Franco já havia conseguido tomar o poder central com suas habilidades militares. A Espanha Republicana teve apoio de voluntários internacionais, da União Soviética e do México, enquanto as tropas franquistas foram apoiadas pela Itália, Alemanha e Portugal.

 

 

5 – Em 1938 também conseguiu o título de presidente e com o fim da guerra no ano seguinte instaurou um regime fascista na Espanha. Em uma medida tida como acertada, se manteve neutro na Segunda Guerra Mundial para não piorar ainda mais a situação do país, esfacelado pela guerra civil. Com o passar dos anos, sua política se caracterizou por um forte apelo católico, conservador, anticomunista e autoritário, que ficou conhecido como “franquismo”.

 

6 – A figura de Franco se tornou menos controversa após a Segunda Guerra, por seu papel anticomunista na Europa e o consequente apoio americano a esta política. No entanto, é dito que o regime franquista foi responsável pela morte de mais de 20 mil opositores. Durante o fim do seu governo viu as últimas colônias espanholas na África conseguirem suas independências. Velho e doente, Franco designou o Rei Juan Carlos I como seu sucessor. Em 1975 o ditador faleceu após uma longa enfermidade e o monarca coordenou uma gradual e pacífica volta à democracia.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •