6 fatos sobre Galileu Galilei

Conheça mais sobre essa importante personalidade histórica

 

1 – Galileu (Galileo em italiano) Galilei foi um astrônomo, matemático e físico italiano que teve grande relevância no estudo dos corpos celestes e de leis matemáticas e físicas posteriormente aprimoradas. Nascido em 15 de fevereiro de 1564, foi um excelente aluno na sua cidade natal, Pisa. Entrou na universidade para estudar Medicina, mas desistiu dois anos depois para cursar Matemática. Por ordens do pai, que não aceitava sua desistência, saiu da faculdade e foi dar aulas particulares em Florença.

 

Diagramas de movimento orbital de um satélite ao redor da Terra, mostrando a velocidade e aceleração.

 

2 – Retomou os estudos algum tempo depois, conseguindo um dos seus primeiros inventos importantes: a balança hidrostática. Essa peça só foi conhecida em obra publicada postumamente. Em 1588 foi convidado por um marquês para ser professor de Matemática da Universidade de Pisa. De volta a sua terra natal desenvolveu inúmeros estudos sobre os corpos, assim como sobre o movimento pendular. Criticava veementemente os postulados aristotélicos na Física.

 

A casa fiorentina de Galileu

 

3 – Suas obras sobre a mecânica e a cinemática o fizeram ser convidado a ser professor na Universidade de Pádua. Galileu ficou lecionando de 1592 a 1609 na importante cidade italiana. Suas aulas eram vistas por milhares de pessoas e lá desenvolveu ainda mais técnicas matemáticas, além de adentrar na Arquitetura e na Geometria.

 

Galileu frente ao tribunal da inquisição romana, pintura de Cristiano Banti

 

4 – Em 1609, durante uma viagem para Veneza, descobriu sobre a descoberta da luneta. Ao estudar o objeto, Galileu aperfeiçoou as lentes, permitindo um maior aumento dos objetos observados. De fato, o cientista italiano não inventou o telescópio (inventado nos Países Baixos), mas a sua versão do instrumento foi a que ficou mais famosa na época. No entanto, foi o primeiro que utilizou o telescópio para fins científicos, analisando o Sistema Solar e a Via Láctea. Em 1610 publicou os resultados das suas primeiras observações e ganhou fama mundial.

 

Fólio de Galileu, onde retrata as fases da Lua.

 

5 – Após a publicação da sua obra fundamental “O Mensageiro das Estrelas”, Galileu se tornou um matemático de renome, não precisando mais lecionar. Ainda descobriu as manchas solares e os anéis de Saturno, assim como várias luas de Júpiter. Pouco tempo depois se mudou novamente para Florença. Inicialmente suas experiências foram apoiadas pelo clero, se tornando inclusive, amigo do Papa. Se tornou amigo de Johannes Kepler (saiba mais aqui), com quem se correspondeu por vários anos.

 

Túmulo de Galileu na Basílica de Santa Cruz em Florença.

 

6 – Em pouco tempo sua fama chamou a atenção da Inquisição, que o condenou em 1616 por apoiar o sistema heliocêntrico proposto por Nicolau Copérnico. Foi absolvido da primeira acusação, mas pela persistência de pregar que a Terra gira em torno do Sol (o que é correto), Galileu foi perseguido e obrigado a negar todas as suas descobertas para não morrer. Foi banido para uma pequena vila, onde viveu praticamente em prisão domiciliar. Viveu o resto da sua vida amargurado, tendo ficado cego pelos longos esforços ao telescópio. Em janeiro de 1642 faleceu aos 77 anos. A Igreja Católica só o absolveu oficialmente em 1992.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •