6 fatos sobre George Harrison

Conheça mais sobre um dos 4 integrantes dos Beatles

 

1 – Nascido em Liverpool no ano de 1943, George Harrison ficou conhecido com um dos 4 integrantes dos Beatles, uma das bandas mais influentes da história da música. Na sua cidade de nascimento conheceria os outros membros do grupo que seria um grande expoente do Rock a partir dos anos 60. Faleceu em Los Angeles (EUA) no dia 29 de novembro de 2001 em decorrência de um câncer de pulmão.

 

George Harrison era o beatle mais jovem

 

2 – Aos 13 anos ganhou sua primeira guitarra e logo começou a tocar em algumas bandas de Liverpool. Em 1959, com apenas 16 anos começou a fazer parte dos Beatles, quando a formação ainda tinha Pete Best como baterista. A banda começou a fazer sucesso e recebeu uma oferta para gravar seu primeiro disco em 1962. A personalidade difícil de Best fez os outros três integrantes – Harrison, John Lennon e Paul McCartney – pedir a sua saída do grupo. Então a partir deste momento Ringo Starr se juntou a banda e os Beatles formaram a escalação que os tornaram a banda de maior sucesso mundial nos anos 60.

 

George Harrison introduziu instrumentos indianos nas músicas dos Beatles a partir de 1965

 

3 – No começo, a influência de Harrison era pouco notada no grupo, pois Lennon e McCartney quase que monopolizavam as composições da banda. Mas a partir do álbum “Rubber Soul” de 1965 é notada uma grande influência melódica de George Harrison nas músicas. A introdução do folk rock e da música indiana (havia se convertido ao hinduísmo e era um praticante assíduo de meditação) nas composições dos Beatles é notada neste disco.

 

4 – Em 1966 se casou pela primeira vez. No mesmo ano três músicas suas entraram no álbum “Revolver”. Nos anos seguintes continuou a usar instrumentos asiáticos nas melodias dos Beatles, mas se sentia excluído nas composições e começou a exigir igualdade criativa e de número de músicas nos discos da banda. Até o fim definitivo dos Beatles em 1970, Harrison comporia obras-primas como: Something, While My Guitar Gently Whips e Here Comes the Sun.

 

 

5 – Com o fim da banda, seguiu em carreira solo quase que imediatamente (já estava produzindo suas primeiras músicas antes do fim oficial dos Beatles). Em 1970 lançou o disco “All Things Must Pass”, um álbum triplo repleto de composições e improvisações de Harrison que não foram permitidas quando era membro do grupo de rock. Teve uma grande produção nos anos 70, com o lançamento de diversos trabalhos e muito sucesso comercial.

 

Harrison era praticante do hinduísmo e da meditação

 

6 – A partir dos anos 80 diminuiu suas aparições e suas composições. Criou sua própria gravadora (em 1976) e uma produtora de cinema (em 1979). Em 1997 foi acometido de um tumor na garganta que foi operado e retirado, mas causou metástase e se instalou em seus pulmões. Antes de falecer foi atacado por um fã acometido de um surto psicótico que o esfaqueou no peito. Mesmo sobrevivendo ao ataque não conseguiu suportar a doença e em 2001 veio à óbito. George Harrison fez parte de uma das maiores bandas da história, porém, seu trabalho solo é excelente e deveria ser mais conhecido. Nos links abaixo você pode conhecer mais sobre sua vida e suas composições:

 

Página de George Harrison no Spotify

Site oficial do artista

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •