6 fatos sobre José Saramago

Entenda melhor a vida e a obra deste grande escritor português

 

1 – Importante escritor português, José Saramago nasceu na vila de Azinhaga no dia 16 de novembro de 1922. Com apenas dois anos de idade se mudou para Lisboa junto com sua família. Na juventude se tornou serralheiro, pois não pôde adentrar a universidade por problemas financeiros. Ainda no começo da vida adulta foi funcionário público e arrumou bicos como jornalista, editor e outros trabalhos relacionados a esta área.

 

2 – Seu primeiro livro publicado foi Terra do Pecado (1947), quando tinha 25 anos. Neste período continuava a trabalhar em locais relacionados ao jornalismo e a literatura e teve sua primeira filha. Após esta primeira obra ficou 19 anos sem publicar novos trabalhos.

 

José Saramago jovem

 

3 – Voltou em 1966 para uma nova fase, marcada pelos livros de poesia. Foram 3 obras do tipo até 1975, com o lançamento de 4 compilados de crônicas também. No ano seguinte passou a se sustentar exclusivamente do seu trabalho de escritor. No final da década de 70 Saramago voltou a lançar romances e começou a ficar famoso mundialmente.

 

4 – Durante os anos 80 focou-se em obras em que dialogava com épocas e figuras históricas determinados. Já na década seguinte Saramago passou a escrever tramas e personagens de sua própria imaginação, focadas na condição humana. Sua literatura sempre se destacou em relação às relações humanas e as desigualdades sociopolíticas.

 

 

5 – É considerado um dos principais escritores de língua portuguesa da história, tendo sido condecorado com o Prêmio Camões em 1995 e o Prêmio Nobel (saiba mais como surgiu clicando neste link) de Literatura. Seu livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) se tornou filme em 2008 e O Homem Duplicado (2002) em 2013 (já depois da sua morte).

6 – Saramago era uma pessoa polêmica, sendo um ferrenho crítico da Igreja Católica, inclusive em suas obras. Morreu em julho de 2010 em decorrência de uma leucemia em sua residência na Ilha de Lanzarote, que pertence a Espanha. O escritor português deixou um grande legado e bastante fãs espalhados pelo mundo.

 

O filme Ensaio sobre a Cegueira (2008) baseado em obra homônima de Saramago
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •