6 fatos sobre Mascarenhas de Morais

Saiba mais sobre o comandante das tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial

 

1 – Natural de São Gabriel no Rio Grande do Sul, João Batista Mascarenhas de Morais nasceu em 13 de novembro de 1883. Ele ficou conhecido por liderar as tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial. Chegou ao cargo de marechal, o mais alto na hierarquia militar.

 

2 – Foi morar só em Porto Alegre na adolescência, adentrando na Escola Preparatória e Tática de Rio Pardo, onde ficou até 1902. Após a conclusão do curso, se mudou para o Rio de Janeiro, onde se tornou membro e estudante da Escola Militar do Brasil.

 

 

3 – Passadas quase 2 décadas, Mascarenhas de Morais era capitão e ainda vivia no Rio de Janeiro, quando em 1922 eclodiu a Revolta do Golpe de Copacabana. Sendo uma das rebeliões vinculadas ao movimento tenentista, o militar gaúcho ajudou a desarticular os revoltosos. Em 1930 foi contra a revolução que levou Getúlio Vargas ao poder, tendo sido preso temporariamente. Em 1932 apoiou a Revolução Constitucionalista liderada pelo estado de São Paulo, sendo novamente preso e liberado novamente algum tempo depois sem ser processado.

 

4 – Em 1937 tornou-se general-de-brigada, se mudando entre Campo Grande-MS, Recife, São Paulo e o Rio de Janeiro, até que em 1943 foi nomeado comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Segunda Guerra em solo italiano. As tropas do Brasil desembarcaram na Itália em julho de 1944. As forças brasileiras ajudaram as tropas aliadas até a rendição dos alemães em maio de 1945.

 

Mascarenhas de Morais durante a Segunda Guerra Mundial

 

5 – Ao retornar, Mascarenhas de Morais foi nomeado Marechal pelo Congresso Brasileiro em 1946. E em 1953 se tornou chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. No ano seguinte se aposentou.

 

6 – Morreu em 1968 no Rio de Janeiro aos 84 anos. É homenageado em várias cidades brasileiras com nomes de ruas, avenidas e prédios públicos. Ainda escreveu suas memórias sobre o período que liderou a FEB na Itália.

  • 10
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •