6 fatos sobre Mustafa Kemal Atatürk

Conheça mais sobre o primeiro presidente turco

 

1 – Nascido em 1881, Mustafa Kemal Atatürk foi um militar, político, revolucionário e primeiro presidente turco. Natural de Tessalônica (atualmente na Grécia) no Império Otomano, foi registrado apenas como Mustafa. Ganhou o segundo nome de um professor de matemática. Devido ao seu grande desempenho com os números, ficou conhecido como Kemal (perfeito, em turco). Em 1899 se mudou para Constantinopla para estudar no Colégio de Guerra e posteriormente na Academia de Guerra, onde se formou em 1905.

 

2 – Saído da Academia como tenente, foi se mudando de cidade em cidade no vasto território otomano e aos poucos sendo promovido. Em 1914 já era tenente-coronel. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano guerreou ao lado da Alemanha e do império Austro-Húngaro e Atatürk se destacou grandemente no conflito, se tornando um comandante premiado e um oficial respeitado até pelos seus inimigos.

 

Atatürk foi um condecorado militar

 

3 – Os otomanos foram derrotados e seus territórios ocupados e divididos entre os vitoriosos. Em 1920 o Império acabou oficialmente e várias áreas de população turca estavam sob controle grego, principalmente. Entre 1920 e 1923 Atatürk liderou os turcos contra os ocupantes estrangeiros e contra alguns setores dentro da própria Turquia. O movimento nacionalista turco foi bem-sucedido, vencendo os conflitos.

 

4 – Em julho de 1923 foi assinado o Tratado de Lausanne, que assegurava a liberdade administrativa e política da Turquia, além da sua área atual. Em Outubro do mesmo ano a República foi proclamada em solo turco e Mustafa Kemal Atatürk foi proclamado seu primeiro presidente.

 

 

5 – Apreciador do iluminismo (saiba mais aqui), o presidente turco implementou várias reformas que ocasionaram a ocidentalização progressiva da Turquia. Mudou a capital de Istambul para Ankara, promoveu o sufrágio universal, adotou o alfabeto latino, as vestimentas e o direito civil ocidental e promoveu o Estado Laico (saiba mais neste link). Também investiu na modernização do país, na alfabetização em massa e construção de universidades.  

 

6 – Foi presidente durante 4 mandatos (1923 a 1938) e foi primordial para a reestruturação da Turquia. No entanto, é importante salientar que oprimiu os opositores através de perseguições e de um sistema de partido único. Na Política Externa era muito habilidoso, conseguindo apoio e apreço de várias nações. Em 1934 ganhou o nome de Atatürk (pai dos turcos em turco). Morreu em 10 de novembro de 1938 em decorrência de uma cirrose.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •