6 fatos sobre o Ataque a Pearl Harbor

Conheça um dos ataques mais polêmicos da segunda guerra mundial

 

1 – O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 teve grandes repercussões na Segunda Guerra Mundial. A investida-surpresa da Marinha do Japão sobre a estrutura militar dos Estados Unidos fez com que o país atacado entrasse em guerra.

 

Disposição dos navios americanos no porto no dia do ataque

 

2 – Localizada na ilha de Oahu, no Havaí, Pearl Harbor era a principal base americana no Oceano Pacífico e a mais próxima do Japão. Com o constante expansionismo japonês em ilhas da Oceania e em países asiáticos, era vital para o Império japonês desarticular a maior ameaça para suas forças no Oriente. Os Estados Unidos nos anos anteriores ao ataque haviam criticado abertamente o imperialismo japonês, embargando gradualmente o comércio com o Japão a partir de 1939.

 

Isoroku Yamamoto

 

3 – O Almirante Isoroku Yamamoto, comandante máximo da Marinha japonesa se posicionou contra um possível ataque aos Estados Unidos, mas sua voz não teve vez em um país com uma forte doutrinação militarista no período. Como grande estrategista, Yamamoto então planejou o ataque surpresa visando destruir boa parte da frota naval americana do Oceano Pacífico.

 

Milhares de vidas foram perdidas em Pearl Harbor

 

4 – O ataque foi iniciado na manhã do dia 7 de dezembro. Duas investidas feitas por aviões e mini-submarinos ocorreram. Comandados por Chuichi Nagumo, os japoneses conseguiram pegar de surpresa as tropas americanas em Pearl Harbor. No primeiro momento houve pouca resistência e atordoamento por parte dos norte-americanos, mas no segundo ataque houve maior oposição. Uma terceira leva de caças japoneses tentaria destruir os depósitos de combustível dos americanos, mas foi cancelada pelo comandante por conta da melhora da resistência e por sérias dificuldades logísticas.

 

A artilharia antiaérea teve desempenho importante no segundo ataque japonês

 

5 – Pelo lado japonês mais de 100 aviões foram destruídos ou severamente avariados. Todos os mini-submarinos foram afundados. Os Estados Unidos sofreram grandes danos e perderam muitas vidas, mas o ataque poderia ter sido bem pior. Ao todo 21 navios norte-americanos foram afundados, emborcados ou danificados. Mais de 300 aviões foram destruídos ou severamente avariados. Cerca de 2400 pessoas perderam a vida e 1200 ficaram feridas. Para a sorte americana, nenhum dos submarinos presentes na base foi danificado, assim como os depósitos de combustível e as docas de reparo. Os 3 porta-aviões da frota dos Estados Unidos não estavam em Pearl Harbor, o que ajudou ainda mais no contra-ataque norte-americano.

 

Aviões japoneses prontos para partir para um das duas investidas japonesas em Pearl Harbor

 

6 – Mesmo com o golpe de sorte americano e a falha em alguns aspectos do ataque, a investida japonesa foi extremamente bem-sucedida em danos. A Marinha dos Estados Unidos só conseguiu reunir recursos, navios e tropas para contra-atacar seis meses depois. O que deu tempo do Japão dominar vários territórios nos Oceanos Pacífico e Índico. Esse ato fez com que o presidente americano declarasse guerra contra o Império japonês no dia seguinte. Em 11 de dezembro Hitler fez o mesmo contra os Estados Unidos. A entrada norte-americana na Segunda Guerra foi primordial para a vitória dos Aliados na Europa e no Oriente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •