6 fatos sobre Rui Barbosa

Conheça a vida de um dos maiores brasileiros de todos os tempos

 

1 – Nascido em 5 de novembro de 1849, Ruy (Rui) Barbosa de Oliveira foi uma das maiores personalidades brasileiras do final do século 19 e início do século 20. Famoso jurista, político, diplomata, escritor e jornalista, é uma daquelas poucas pessoas que conseguem se destacar em muitas áreas com a mesma qualidade. Natural de Salvador, foi estudar Direito em Recife e posteriormente em São Paulo (saiba mais aqui), sendo amigo de Castro Alves inclusive.

 

2 – Formou-se em 1870, então com 23 anos e retornou a Salvador. Teve que ficar mais de um ano em repouso, por conta de distúrbios nervosos que o acompanhavam desde São Paulo. Recuperado, se tornou diretor de um jornal na capital baiana. Em 1877 se tornou deputado estadual, e no ano seguinte deputado federal.

 

Rui Barbosa mais jovem

 

3 – Abolicionista desde a faculdade, aumentou seu discurso anti-escravidão no Rio de Janeiro enquanto deputado. Nesse período, se tornou amigo de José do Patrocínio e de Joaquim Nabuco (saiba mais aqui), outros famosos abolicionistas. A partir da década de 1880 também aumentou seu discurso republicano, e quando a República foi proclamada em 1889 se tornou Ministro da Fazenda. Mesmo sendo um dos maiores defensores republicanos, Rui Barbosa recebeu elogios do imperador deposto D. Pedro II em 1890.

 

4 – Foi um dos responsáveis por redigir a primeira Constituição da República em 1891, assim como na criação do Tribunal de Contas da União no mesmo ano. Porém, quando o Marechal Deodoro da Fonseca (saiba mais aqui) dissolveu o Congresso, saiu do governo e se tornou opositor. Como Ministro da Fazenda, não fez um bom trabalho, sendo o principal responsável pela Crise do Encilhamento. Em 1893 foi exilado e passou 2 anos vagando por Argentina, França, Portugal e Inglaterra.

 

 

5 – Voltou e logo se elegeu senador pela Bahia. Em 1897 foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Durante o governo de Afonso Pena foi escolhido como representante brasileiro na Conferência de Haia, na Holanda, onde conseguiu fama mundial por seu conhecimento e por suas colocações no evento. Voltou ao Brasil com o apelido de “Águia de Haia” e foi condecorado pelo presidente.

6 – Foi 4 vezes candidato à presidência, mas em duas oportunidades desistiu da candidatura. Perdeu para Hermes da Fonseca em 1910 e para Epitácio Pessoa em 1919. Em 1921 renunciou ao cargo de senador por desilusões com a política. Em 1923 faleceu após lutar por 2 anos com doenças pulmonares. Rui Barbosa foi uma das maiores personalidades brasileiras de todos os tempos.

  • 11
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •