7 curiosidades sobre o Sri Lanka

Conheça mais sobre esse incrível país

 

1 – Em 4 de fevereiro de 1948 o Sri Lanka (conhecido como Ceilão até 1972) se tornou independente do Reino Unido. Um país de história e cultura incríveis, é uma ilha localizada no Oceano Índico, ficando a poucos quilômetros do Sul da Índia. Sua localização privilegiada levou à colonização de ingleses, holandeses e portugueses durante a história. Seu nome significa “Ilha Resplandecente” em sânscrito.

 

Localização do Sri Lanka no globo terrestre.

 

2 – Colombo é a maior cidade do país e também a capital, dividindo esse posto com um município próximo chamado Kotte. Os habitantes da ilha são chamados de cingaleses e as principais línguas faladas são o cingalês e o tâmil. A língua do Sri Lanka se originou do sânscrito e é parente do hindi. Dos cerca de 21 milhões de pessoas que habitam o Sri Lanka, cerca de 80% são cingaleses. Uma grande minoria tâmil vive no país também. Aproximadamente 70% dos habitantes seguem o budismo, 15% o hinduísmo e os outros 15% se dividem entre o cristianismo e o islamismo.

 

Bandeira da República Democrática Socialista do Sri Lanka

 

3 – A história cingalesa remonta à Antiguidade. A etnia principal do país chegou por volta do século 6 a.C., vindos da Índia. Ocuparam a ilha antes habitado por povos de origem malaia. Após a conversão ao budismo ainda antes do nascimento de Cristo, a sociedade cingalesa diminuiu o contato com os hindus do sul da Índia. A partir do século 3, os tâmeis vieram do subcontinente indiano, marcando um período de guerras entre os dois povos. A partir do século XV o reino poderoso que vivia na ilha foi sendo dominado: primeiro pelos chineses, depois portugueses (que fundaram Colombo), holandeses (a partir do século 17) e ingleses (que dominaram completamente o país em 1815). Em 1948 o antigo Ceilão se tornou independente do Reino Unido.

 

O chá é o principal produto de exportação do Sri Lanka

 

4 – Desde 1976 um grupo de guerrilheiros tâmeis luta contra o governo cingalês querendo a separação de certas provÍncias de maioria da sua etnia. O conhecido grupo armado Tigres de Libertação de Tamil Eelam iniciaram uma guerra civil em 1983, sendo derrotados apenas em 2009. A luta do povo tâmil continua na política, mas ainda existem células terroristas relacionadas aos Tigres.

 

Rúpia Cingalesa

 

5 – O Sri Lanka tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,757, estando no meio dos rankings mundiais. A moeda do país se chama Rúpia Cingalesa. A agricultura, principalmente o cultivo de chá e a extração de borracha, representa 20% da economia cingalesa. A indústria começou a evoluir nos últimos anos, mas o setor que gera mais renda na ilha é o de serviços. O antigo Ceilão era o maior produtor mundial de chá, mas a guerra civil afetou muito essa cultura. Com o fim do conflito em 2009 o governo tenta aumentar o nível da produção, além de fomentar o desenvolvimento do turismo.

 

Colombo – Sri Lanka

 

6 – O país é dividido em 9 províncias e 25 distritos. Oficialmente se chama República Democrática Socialista do Sri Lanka e tem um sistema semipresidencialista, no qual existe tanto presidente, quanto primeiro-ministro. No entanto, há uma grande predominância do presidente no governo nacional. O Parlamento cingalês tem apenas uma casa e possui 225 representantes eleitos. Os mandatos em ambos os Poderes têm 6 anos de duração. Colombo é a capital comercial, enquanto Sri Jayawardenapura Kotte (ou smplesmente Kotte) é a capital política (e administrativa).

 

Budismo sendo praticado no Sri-Lanka

7 – A cultura do Sri Lanka é muito vinculada a suas religiões predominantes. A culinária local é conhecida pelo uso recorrente da pimenta, de peixes e do arroz. A influência das nações europeias também impactou os aspectos culturais e sociais cingaleses. Há ainda muitas famílias de mestiços que usam os nomes europeus e diversas palavras em português, holandês e inglês são usadas atualmente. Os esportes nacionais são o críquete, rúgbi e vôlei, mas o futebol cresceu muito nos últimos anos. Na história olímpica o país tem 2 pratas conquistadas.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •