7 curiosidades sobre Pablo Picasso

Conheça mais sobre a vida e arte deste grande pintor do século 20

 

1 – Pablo Picasso nasceu em Málaga na Espanha em 25 de outubro de 1881. Ainda é um dos mais famosos pintores e escultores da história, sendo conhecido por ser um dos fundadores do Cubismo em conjunto com Georges Braque. Viveu na França por um bom tempo, falecendo com 91 anos em uma cidade ao sul do território francês.

 

2 – Tinha um nome bem peculiar: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso. Filho de um casal que vivia com pouco dinheiro, desde criança demonstrava grande talento para o desenho e a pintura.

 

Picasso na juventude

 

3 – Com 14 anos se tornou estudante de uma conceituada escola de artes em Barcelona, se destacando em meio aos vários alunos. Posteriormente foi estudar em Madrid com a ajuda financeira do pai. Entre 1900 e 1904 fez várias viagens a França, onde fixou residência em Paris no último ano.

 

4 – O início da sua carreira artística é dividida em cinco fases. A fase azul (1901-1904) retrata a tristeza, a solidão e o desespero, sofridos pelo próprio Picasso e por amigos próximos. A fase rosa (1905-1906) refletia justamente o oposto: a paixão, a alegria e o otimismo. Se baseou muito em artistas circenses e em uma de seus muito amores durante a vida. Entre 1907 e 1909 ele desenvolveu um estilo artístico de transição para o Cubismo, muito inspirado na arte africana. Entre 1909 e 1912 desenvolveu o Cubismo Analítico junto a Georges Braque e posteriormente o Cubismo Sintético (1912-1919), no qual se especializou em fazer colagens e montagens em suas obras.

 

Quadro chamado “Os Três Músicos” (1921), exemplo do Cubismo Sintético

 

5 – O Cubismo foi originado e inspirado nas obras do pintor francês Paul Cézanne, mas Picasso e Braque que o transformaram em um movimento artístico conhecido e institucionalizado. As obras são caracterizadas por um forte uso de formas geométricas. Em muitas pinturas desse estilo objetos diferentes da tinta também foram incluídos, como: metal, vidro, recortes e até madeira, em uma espécie de colagem.

 

6 – Em alguns períodos da sua carreira experimentou outros meios de se fazer arte como a cerâmica e a escultura. Também sofreu influências do Surrealismo em muitas de suas pinturas. Seu quadro mais famoso, Guernica, pintado em 1936, foi claramente influenciado pelo Modernismo, demonstrando a utilização de outra escola artística.

 

“Guernica” (1937), quadro que retrata um bombardeio alemão na cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola

 

7 – Durante sua vida, Picasso teve muitas amantes e musas inspiradoras. Cada fase de sua vida e influência das mulheres com quem se relacionava inspiraram muitas obras em diferentes estilos e composições. Se casou a primeira vez em 1918 e por último em 1961, com 80 anos de idade. Nesse meio tempo teve diversos casos extraconjugais.

 

Conheça mais sobre a vida de Pablo Picasso

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •