7 fatos sobre Winston Churchill

Saiba mais sobre a vida de um dos maiores políticos da história

 

1 – Winston Leonard Spencer-Churchill foi um político e militar britânico que teve grande influência no período da Segunda Guerra Mundial. Nascido na Inglaterra em 30 de novembro de 1874. Vindo de uma família nobre, era filho de um político e sucesso no século 19. Viveu na Irlanda quando criança pois seu avô foi nomeado vice-rei do país. Na escola não se destacava, com exceção em esgrima, e dele não era esperado muito.

 

churchillcriança

Churchill criança

 

2 – Após 3 tentativas, conseguiu entrar na Academia Militar de Sandhurst e se tornou oficial da cavalaria. Ao mesmo tempo que participava de guerras em que o Império Britânico participava, trabalhava como correspondente de guerra para jornais de Londres. Em um conflito na África do Sul foi preso e conseguiu fugir do campo de prisioneiros e percorreu a pé mais de 500 km até chegar em uma base aliada. Após este ocorrido continuou na guerra e quando retornou foi recebido como herói.

 

3 – Neste período Churchill também começou a escrever e foi eleito pela primeira vez para o Parlamento. Em 1908 se casou e em 1911 foi designado para o importante cargo de Primeiro Lorde do Almirantado. Neste posto ele exercia papel direto no comando da Marinha Real Britânica e acabou por desempenhar um péssimo papel na Primeira Guerra Mundial. A falhada invasão ao Império Otomano na Campanha de Galípoli custou milhares de vidas aliadas e turcas, e aumentou o status de herói de Mustafa Kemal (saiba mais aqui).

 

_winston-churchill-em-19001

Winston Churchill como um jovem político em 1901

 

4 – Demitido do cargo, caiu em certo isolamento político até a década de 30. Nesta época foi ministro de várias pastas diferentes. Com o crescimento do nazismo na Alemanha levantou sua voz contra o perigo que representava. Também era um forte opositor do comunismo.

 

5 – Quando a Segunda Guerra Mundial começou (entenda mais clicando neste link), o Reino Unido era governado por Neville Chamberlain e durante o primeiro ano de guerra sofreu diversas derrotas para a Alemanha nazista. Em maio de 1940 Churchill assumiu o cargo de primeiro-ministro e levantou a moral inglesa: pregava a resistência e a união entre os países aliados. Seus discursos e sua gestão no período do conflito foram muito importantes para a vitória aliada.

 

yalta

Churchill (esquerda) com o presidente americano Franklin Roosevelt (centro) e o líder soviético Josef Stalin (direita)

 

6 – Mesmo com a vitória na guerra, seu partido perdeu as eleições em 1945. Em 1951 retornou ao cargo e permaneceu até 1955. Nesse meio tempo ganhou o Prêmio Nobel (saiba mais aqui) de Literatura em 1953 por suas memórias de guerra. Renunciou ao cargo em 1955 falando do perigo de uma guerra nuclear. Continuou como parlamentar até poucos meses antes de falecer.

 

7 – Em janeiro de 1965 Winston Churchill faleceu aos 90 anos. É considerado um dos maiores britânicos de todos os tempos e teve papel importante nos desdobramentos militares, sociais e políticos do século 20 no mundo. Até hoje é reconhecido como um dos maiores estadistas da história.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •