As cidades mais populosas de Pernambuco

Saiba mais sobre as 13 cidades mais populosas de Pernambuco

 

Por Audálio Machado

 

Pernambuco é um dos estados mais antigos do Brasil, existindo desde o início da colonização do Brasil. Os anos se passaram, as mudanças políticas e socioeconômicas no país tiraram um pouco da importância do estado, mas na Região Nordeste a relevância pernambucana ainda é muito notada. Hoje em dia, há 185 municípios em Pernambuco, que totaliza quase 9,5 milhões de habitantes em todo o seu território. No entanto, é importante ressaltar que apenas 13 cidades possuem uma população maior ou igual a 100 mil. Estas são o tema do artigo de hoje. Os dados do IBGE datam de 2016.

 

Recife: população: 1.625.583. Capital do estado e cidade mais populosa de forma disparada, Recife também é uma das cidades mais antigas do Brasil. Foi fundada em 12 de março de 1537. Ao mesmo tempo que tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Nordeste (0,772), é uma cidade extremamente desigual para padrões internacionais. A cidade é um dos principais pontos históricos e turísticos do país, tendo vivido diversas revoltas e a invasão holandesa ao Brasil. O carnaval é outra atração de destaque do município.

 

Vista Aérea do Recife

 

Jaboatão dos Guararapes: população: 691.125. Município oficialmente desde 1873, é a segunda cidade mais populosa do estado. Se localiza na região metropolitana do Recife. Seu IDH é de 0,717, sendo considerado médio e acima dos níveis estaduais. Dentro do território municipal se encontra o Parque Histórico Nacional dos Guararapes, que homenageia as vitórias contra os invasores holandeses nas Batalhas dos Guararapes. Também tem um importante polo industrial.

 

Olinda: população: 390.144. Fundada em 12 de março de 1535, é a cidade mais antiga de Pernambuco e do Nordeste. Conhecida por seu carnaval de rua, Olinda também é muito conhecida por ser um dos principais sítios históricos do Brasil. Se localiza na região metropolitana do Recife e tem um IDH de 0,735.

 

Vista do Alto da Sé, em Olinda

 

Caruaru: população: 351.686. Fundada em 1857, mas tendo virado município em 1893, Caruaru é a maior cidade do Agreste pernambucano. Importante polo econômico e comercial do Nordeste, é conhecida pelo comércio têxtil e pelo grande São João. Nas últimas décadas vem passando por um grande crescimento populacional, o que gerou em alguns pontos da cidade uma urbanização desordenada. O Índice de Desenvolvimento Urbano é de 0,677.

 

Petrolina: população: 337.683. A data de fundação de Petrolina é 1870, quando foi alçada ao título de vila pelo Império. Principal município do sertão pernambucano, é banhado pelo Rio São Francisco. Durante as últimas 4 décadas passou por um forte crescimento populacional, praticamente quintuplicando o número de habitantes. A economia da cidade é movida pela produção de frutas e vinhos, mas atualmente o setor de serviços e comércio está se destacando. Seu IDH é de 0,702.

 

Paulista: população: 325.590. Localizada na região metropolitana do Recife, foi fundada em 1935. A partir dos anos 70, com a chegada de distritos industriais, houve um forte desenvolvimento econômico e habitacional no município. Hoje em dia, o turismo litorâneo também é um destaque econômico da cidade. o IDH de Paulista é de 0,732, sendo considerado alto para os padrões internacionais.

Cabo de Santo Agostinho: população: 202.636. Também localizada na região metropolitana do Recife, o Cabo é uma das povoações mais antigas de Pernambuco, mas se tornou município apenas em 1812. Divide o Complexo de Suape com Ipojuca, sendo grande parte da economia do município movida pelo Porto e polo industrial citado. Mesmo sendo uma das cidades mais ricas do estado, seu IDH deixa a desejar (0,686).

 

Complexo de Suape se localiza no Cabo de Santo Agostinho

 

Camaragibe: população: 155.228. Mais um membro da região metropolitana do Recife, Camaragibe é um dos povoamentos mais antigos do estado, porém, só se tornou município em 1982. Tem uma economia focada nos serviços e comércio. Um dos locais mais conhecidos da cidade é Aldeia, que atrai muitas pessoas buscando descanso e a tranquilidade do campo em um local muito próximo da zona urbana. O IDH é de 0,692.

 

Garanhuns: população: 137.810. Mesmo sendo povoada desde o século 17, o ano em que Garanhuns se tornou um núcleo urbano autônomo foi 1811. Cidade conhecida pelo turismo e o Festival de Inverno de Garanhuns, o setor de serviços é o mais forte na economia da cidade. Hoje em dia, o município está em uma crescente no desenvolvimento, no entanto, o IDH ainda é baixo (0,664).

 

Vitória de Santo Antão: população: 136.706. Fundada em 1811 oficialmente, também é um povoamento antigo em Pernambuco. Nas últimas décadas vem passando por um crescimento populacional e econômico devido a instalação de diversas indústrias na cidade. O Índice de Desenvolvimento Humano de Vitória é de 0,640.

 

Igarassu: população: 113.956. É a segunda cidade mais antiga de Pernambuco e do Nordeste, tendo sido fundada em setembro de 1535. Tem diversas construções tombadas pelo Patrimônio Histórico. O principal setor da economia de Igarassu é o industrial. O IDH municipal é de 0,665.

 

Igreja de São Cosme e São Damião em Igarassu

 

São Lourenço da Mata: população: 111.197. Fundado em 1554, se tornou município apenas em 1890. É conhecido por abrigar a Arena Pernambuco, utilizada na Copa Do Mundo de Futebol. Também é conhecida por abrigar diversas construções e vestígios da cultura canavieira no estado. O IDH de São Lourenço totaliza 0,653.

 

Santa Cruz do Capibaribe: população: 103.660. Se tornou município em 1953 e é um dos polos de confecção de roupas em Pernambuco, junto com Caruaru e Toritama. Desde os anos 70, a população local aumentou mais de dez vezes, muito graças ao crescimento da indústria e do comércio têxteis na cidade. A economia do município é uma das que mais crescem no estado. O Índice de Desenvolvimento Humano de Santa cruz é de 0,648.

 

Referências:

 

http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=pe

http://www1.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/uf.php?lang=&coduf=26&search=pernambuco

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •