As Sete Colinas de Garanhuns

Saiba mais sobre esses importantes marcos para a identidade de Garanhuns

 

Por Audálio Machado

 

Toda pessoa que nasceu em Garanhuns ou vive há muito tempo na cidade já ouviu falar das sete colinas. Elas fazem parte da cultura do município e até dão nome a empreendimentos comerciais na localidade. Mas a história contada é verdadeira? Esses morros realmente existem ou são apenas folclore? Vamos esclarecer esse ponto.

Situada no Planalto da Borborema, Garanhuns tem uma altura média de 896 metros. O relevo da cidade é caracterizado pela irregularidade do terreno, além da presença de alguns vales e diversos picos de pequeno porte. A altitude modifica o clima do município, tornando-o uma das cidades mais frias do Nordeste.

Sem muito suspense, é possível dizer que a existência das colinas é verdadeira, estando as sete espalhadas pela área urbana de Garanhuns. Os morros são: Antas, Columinho, Ipiranga, Magano, Monte Sinai, Quilombo e Triunfo. Todos variam na altura e apresentam diferentes níveis de urbanização e povoamento.

 

Vista do Alto do Columinho

 

A colina das Antas se localiza no bairro de Aloísio Pinto, em uma propriedade bem próxima da cidade e tem cerca de 965 metros. O Alto do Columinho, situado em Heliópolis é conhecido por ter uma Estação de Tratamento de Água no seu topo, além de uma representação da via sacra. O visitante deste local também terá uma bela vista da cidade, há 930m do nível do mar. O Morro do Ipiranga fica no bairro da Boa Vista e possui aproximadamente 905 metros de altitude. Neste lugar há um monumento ao centenário da Independência brasileira, popularmente conhecido como Pirulito.

O Alto do Magano é o ponto mais alto da cidade, com 1030m, e é conhecido por ter o Cristo do Magano, um dos pontos turísticos mais famosos de Garanhuns. Fica localizado no bairro do Magano. O Monte Sinai, situado em Heliópolis, tem 930 metros de altura. Essa colina é conhecida por ser uma das mais urbanizadas e possuir habitantes com maior poder aquisitivo. No seu topo fica o Batalhão da Polícia Militar.

 

Vista Panorâmica do Alto do Magano

 

O Morro do Quilombo fica na Brasília e tem aproximadamente 905m. Nele fica uma rádio famosa na cidade. A última colina se chama Triunfo, que fica a 910 metros de altitude. Este morro se encontra próximo da Cohab I, no bairro Severiano Moraes e também é bem povoado.

As sete colinas se tornaram essenciais para a cultura e a identidade de Garanhuns. Elas ajudaram a aumentar a fama  da cidade como uma das maiores, senão a maior estância climática no Nordeste. São essas pequenas peculiaridades de cada local que fazem as pessoas terem orgulho de onde nasceram.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •