Atentados terroristas nos Estados Unidos

Entenda mais sobre os ataques que assustaram o mundo

 

O dia 11 de setembro de 2001 marcou uma das maiores tragédias dos últimos tempos no ocidente. Os atentados terroristas que ocorreram nessa data foram os maiores no território americano e impactaram o mundo. Quatro aviões foram sequestrados por 19 membros da organização terrorista Al Qaeda, em uma missão suicida que resultou em praticamente 3 mil mortes.

 

Avião sequestrado momentos antes de colidir com a segunda torre do World Trade Center

 

Duas das aeronaves sequestradas colidiram contra as duas torres do World Trade Center, ocasionando os colapsos dos dois prédios duas horas depois. Esses ataques foram os que causaram a maioria das mortes, devido aos incêndios causados e ao desmoronamento das construções. Houve também o falecimento de bombeiros que tentavam resgatar pessoas e corpos nos escombros.

 

O terceiro avião atingiu o Pentágono, sede da inteligência militar norte-americana, matando 125 pessoas. O último avião não atingiu nenhum alvo pois os passageiros e a tripulação lutaram contra os terroristas, ocasionando a queda da aeronave em um campo no estado da Pensilvânia. É possível que o alvo planejado para este voo fosse o Capitólio, em Washington. Todos os passageiros e terroristas dos quatro aviões faleceram.

 

O Pentágono também foi atacado pelos terroristas

 

Os atentados ocorridos em setembro de 2001 ocasionaram sérias consequências para o mundo nos anos seguintes. Os Estados Unidos começou uma guerra contra o terrorismo, invadindo o Afeganistão e caçando fortemente Osama bin Laden e outros líderes da Al Qaeda. Os grupos terroristas também se expandiram e mudaram seus alvos principalmente para países europeus. A segurança norte-americana foi aumentada amplamente por conta dos ataques de 11 de setembro. A guerra contra o terror parece não estar surtindo muito efeito, principalmente com a crise migratória e as guerras civis que ocorrem em diversos países do Oriente Médio.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •