Conquista de Ceuta

Saiba mais sobre este evento que mudou a história de Portugal

 

O evento ocorrido no dia 22 de agosto de 1415 traria consequências que acabariam por contribuir na descoberta do Brasil em 1500. Sob as ordens de D. João I (saiba mais sobre como ele chegou ao poder aqui), tropas portuguesas cruzaram o Mar Mediterrâneo e conquistaram a cidade muçulmana de Ceuta, no norte da África. É importante ressaltar que o ataque de Portugal começou dia 21 de agosto, mas o local só seria tomado efetivamente no dia seguinte. Essa ação marca o início do Império Português e das grandes navegações.

 

O Império Português, estabelecido a partir de 1415 ficou conhecido pela exploração de boa parte do mundo na Era das Navegações. No apogeu da sua força (séculos 15 e 16), Portugal dominou várias cidades no Norte da África e na Índia, além de colonizar o Brasil, o Timor Leste, Angola, Moçambique e outros territórios africanos. A partir da perda da independência para a Espanha em 1580 (saiba mais aqui), os portugueses viram várias de suas conquista serem tomadas por outras nações europeias.

 

Ceuta se localiza na parte africana do Estreito de Gibraltar e hoje em dia pertence a Espanha, contudo, no século XV era dominada pelo Império Merínida, uma dinastia islâmica marroquina. A cidade era um grande polo comercial e econômico do Mediterrâneo, além de ter uma localização privilegiada. Portugal via a oportunidade de assumir o controle de rotas comerciais vindas da África e Oriente Médio. Também pretendia expandir a fé cristã em outros territórios, em represália a dominação muçulmana da Península Ibérica em séculos passados.

 

Vista aérea de Ceuta nos dias atuais

 

Infelizmente para os portugueses, a conquista da cidade marroquina não trouxe os frutos esperados. O local sofria constantes ataques das tropas islâmicas, e consequentemente não conseguiu prosperar na agricultura e comércio. Porto comercial importante anteriormente, Portugal viu Ceuta ser esquecida das rotas mercantis pelos mercadores majoritariamente muçulmanos que lá passavam. Isso fez com que a cidade se tornasse um grande prejuízo para o Império Português, pelo gasto com tropas e administradores.

 

No século 17, os espanhóis garantiram seu domínio sobre a localidade, poder que permanece até os dias atuais. Mesmo não sendo um bom negócio para os portugueses, a conquista de Ceuta marcou o início de um período próspero para Portugal. Após este acontecimento, os navegadores lusitanos desbravaram vários locais do mundo antes inexplorados pelos europeus. A descoberta do Brasil, o estabelecimento de rotas marítimas para a Índia, Indonésia e vários portos africanos e a implantação de diversas colônias foram influenciados por este primeiro passo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •