Criação da Antiga Confederação Helvética

Há 726 anos atrás surgia a Suíça, conheça mais um pouco dessa história

 

Dia 1° de Agosto é um dia marcante para a Suíça: é convencionado que nesta data em 1291 se deu a origem ao país. Na realidade, o que ocorreu é muito mais complexo e se passaram vários séculos até a formação territorial suíça atual. O primeiro passo realmente ocorreu nesse ano, quando os cantões (divisão administrativa da Suíça) de Uri, Schwyz e Unterwalden assinaram um pacto de cooperação, formando uma confederação.

Após alguns anos, mais cinco regiões se uniram à Confederação, causando tensão com a nobreza que mandava em diversos territórios da Áustria e Suíça, os Habsburgo. Algumas batalhas foram travadas, na maioria das vezes com vitória dos suíços. Mesmo com essas disputas, a Confederação Helvética era considerada vassala do Sacro Império Romano-Germânico. Por fim, os últimos 5 cantões se uniram à associação de pequenos Estados entre 1481 e 1513.

 

A Casa de Habsburgo foi uma das famílias reais mais importantes da Europa. Começou sua ascensão já no século XI, e por muitos anos governou o Sacro-Império Romano Germânico e o Império Austro-Húngaro. Também comandaram a Espanha, Países Baixos e alguns territórios italianos por um bom tempo. O último monarca da família direta renunciou ao trono da Áustria-Hungria em 1918, após a derrota na Primeira Guerra Mundial.

 

Durante a época das reformas protestantes houve um sério momento de instabilidade, por conta da divisão religiosa entre os cantões. Mesmo com a eclosão de pequenos conflitos entre os membros, a aliança se manteve firme. A partir do século 17, as regiões mais urbanizadas passaram a ter revoltas populares por conta da crescente imposição das nobrezas desses locais. A união oficial permaneceu até 1798, quando o exército revolucionário francês comandado por Napoleão Bonaparte invadiu os Estados membros e favoreceu a implantação de uma nova República Helvética.

Pode-se perceber que a Antiga Confederação Helvética tinha uma série de problemas e rivalidades internas, mas o pacto estabelecido entre os 13 cantões foi uma experiência precursora de federalismo, modelo de organização estatal presente em diversos países atualmente. Também é legal ressaltar a participação na aliança de cidades até hoje importantes na Suíça e na Europa, como: Basel, Berna, Lucerna e Zurique. A primeira entrou no século 16, as demais no século 14.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •