Criação da Petrobras

Saiba mais sobre uma das mais importantes empresas brasileiras

 

O dia 3 de outubro de 1953 marca a data de criação da Petrobras, empresa estatal brasileira do ramo energético. Entre o final dos anos 40 e o começo da década de 50 houve um grande debate nacional sobre o petróleo. Havia os que queriam permitir entradas das grandes multinacionais do ramo no Brasil, e havia os que apoiavam a nacionalização dos poços petrolíferos e o monopólio estatal da fonte energética. A campanha “O petróleo é nosso” saiu vitoriosa e o presidente Getúlio Vargas (saiba mais aqui) sancionou a lei que ratificava o monopólio brasileiro sobre o óleo e também criava a Petrobras.

 

Cavalo mecânico usado no início da Petrobras

 

Com a ajuda da lei, em apenas 4 anos a empresa se tornou líder nacional em exploração e distribuição dos derivados do petróleo. Porém, até o início da década de 60 os resultados não foram como esperados, com a abertura de inúmeros poços que não tinham valor comercial. A Petrobras ficou 40 anos exercendo o monopólio da produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, até que em 1997 foi permitida a abertura do mercado para outras empresas nacionais e internacionais. Nesse mesmo ano foram criados o Conselho Nacional de Política Energética (formulação de políticas energéticas) e a Agência Nacional do Petróleo (regulação e fiscalização do setor).

 

A partir dos anos 2000 a estatal conseguiu um grande crescimento, com a compra de outras empresas, o investimento em perfuração de águas ultraprofundas e o aumento da produção de gás natural. Em 2010 se tornou um empresa estatal de economia mista, com a abertura de quase metade do seu capital para acionistas. Porém, com a queda do preço do barril de petróleo e o surgimento dos escândalos da Refinaria em Pasadena e a Operação Lava-Jato, a Petrobras vem passando por seguidas quedas e perda de valor de mercado.

 

Uma das plataformas de petróleo da Petrobras

 

Mesmo com os percalços dos últimos anos, a estatal é uma das maiores empresas do mundo em seu seguimento. Atua em 25 países e tem mais de 85 mil empregados. Possui uma grande quantidade de refinarias e uma rede de usinas termelétricas. Também tem indústrias que produzem xisto, amônia e ureia. É referência mundial na exploração de petróleo em águas muito profundas, exportando suas tecnologias para outros locais.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •