Descubra 6 fatos sobre o Alaska

Conheça mais sobre o maior estado dos EUA

 

1 – O Alaska (ou Alasca) é um dos 50 estados americanos. Habitado há milhares de anos por nativos americanos e tribos esquimós, foi descoberto oficialmente em 1741 por uma expedição russa. O primeiro assentamento europeu só foi estabelecido em 1784 pelos russos. Após a Guerra da Crimeia o Império Russo estava com sérias dificuldades econômicas, o que possibilitou a compra do Alaska pelos Estados Unidos em março de 1867 por cinco centavos de dólar o hectare de terra. Em 18 de outubro de 1867 a bandeira americana foi fincada pela primeira vez no novo território.

 

2 – O Alaska só entrou nos planos do governo norte-americano na década de 1880, quando foram achadas grandes reservas de ouro no território. Houve um grande crescimento populacional nas décadas seguintes. Até os anos 40 do século XX o local ficou “esquecido”. Com a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, a posição estratégica do Alaska (bastante próximo da Ásia) motivou a instalação de diversas bases militares. Apenas em 1958 foi alçado ao status de estado pelo Congresso americano.

 

Monte Denali, ponto mais alto dos Estados Unidos

 

3 – O descobridor europeu do território, Vitus Bering, dá nome ao estreito que separa o Alaska da Sibéria, na Rússia. O explorador era um dinamarquês com cidadania russa. O Estreito de Bering em seu ponto mais afunilado separa o Ocidente do Oriente por apenas 82 Km.

 

4 – É o maior estado norte-americano em extensão territorial. Se fosse um país independente seria o 17° maior do mundo. A maior cidade do Alaska é Anchorage, que tem aproximadamente 300 mil habitantes e quase metade da população estadual. A capital se chama Juneau e tem cerca de 30 mil moradores. Tem o apelido de Last Frontier (Última Fronteira).

 

5 – O Alaska tem um dos climas mais inóspitos do mundo. O sul é frio a maior parte do ano, mas tem verões que registram temperaturas bem altas. Já o norte é extremamente frio e muito alto, o que praticamente impossibilita os assentamentos humanos. Além disso, há também vulcões em atividade e geleiras que cobrem 5% do território do estado. Por ano, há cerca de 5.000 terremotos. No Alaska se localiza o Monte Denali (antigo Monte McKinley), ponto mais alto dos Estados Unidos com 6.144 m.

 

 

6 – O petróleo e a mineração representam a maior parte da economia estadual, seguidos pelo setor de serviços e comércio. O Alaska também é o maior produtor de pescado dos Estados Unidos.

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •