Início da Segunda Guerra Mundial

Conheça mais um pouco sobre as causas e os antecedentes desse terrível conflito

 

A Segunda Guerra Mundial foi um evento que afetou profundamente o mundo, inclusive nos anos posteriores ao seu fim. O dia 1 de setembro de 1939 marca o início desse terrível conflito que vitimou milhões de pessoas. Contudo, se formos falar de todo o episódio, o texto seria muito extenso. Então, já que hoje é aniversário do começo do confronto, trataremos das causas e antecedentes da guerra mais sangrenta da história.

 

A Alemanha comandada por Hitler invadiu a Polônia, marcando o início da Segunda Guerra Mundial 

 

Após a Primeira Guerra, a Europa (principalmente) e outros locais do planeta viram uma grande mudança geopolítica com a queda do Império Austro-Húngaro e do Império Turco Otomano, assim como a revolução comunista na Rússia em 1917. A partir dos anos 20 começaram a surgir movimentos totalitários em países como Itália e Alemanha. Para completar, a crise econômica de 1929 contribuiu para o empobrecimento de muitos países.

 

Um fato importante no pré-guerra foi o expansionismo dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Descumprindo o Tratado de Versalhes, os alemães comandados por Hitler (saiba mais aqui) se armaram novamente e invadiram a Áustria e a Tchecoslováquia (atuais República Tcheca e Eslováquia). A Itália dominou a Etiópia e a Albânia. Por sua vez, o Japão conquistou a Coreia, uma parcela da China e da Mongólia, várias ilhas do Oceano Pacífico e alguns países do sudeste asiático e Oceania. As constantes invasões desses países causaram grande descontentamento diplomático, principalmente no Reino Unido, França e União Soviética.

 

As Forças Armada do Império do Japão dominaram vários território antes e durante a guerra

 

A situação se tornou insustentável quando no primeiro dia de setembro de 1939, tropas alemãs invadiram a Polônia, conseguindo um forte avanço no território polonês em poucos dias. No dia 3, França e Reino Unido declararam guerra à Alemanha. Para completar, os soviéticos também invadiram a Polônia, mas não em oposição aos alemães. Apenas quando Hitler decidiu invadir a União Soviética os dois países entraram em conflito. Os Estados Unidos só entrariam na Segunda Guerra no final de 1941, após o famoso ataque japonês na base americana de Pearl Harbor, localizada no Havaí. A guerra se estendeu até 1945, matando aproximadamente 50 milhões de pessoas, a maioria civis.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •