José Augusto Campos Branco

Como um jovem gestor público está inovando todo o ecossistema tecnológico da sua cidade?

 

Nome: José Augusto Campos Branco

Idade: 24 anos

Profissão: Gestor público de tecnologia e inovação

Biografia: Nasceu em Garanhuns, é graduado em Sistemas de Informação e está cursando especialização em Gestão Empresarial. É gestor público de tecnologia e inovação na Prefeitura Municipal de Garanhuns, jovem empreendedor, membro da comunidade Bee.it, entusiasta de gestão colaborativa e marketing digital.

 

Ao iniciar minha carreira como gestor público da cidade de Garanhuns/PE, eu percebi a inexistência de um ecossistema ativo de tecnologia e inovação no município. Certamente, isso era um problema, pois faltavam ações que incentivassem o engajamento cívico na construção da cidade. Então, isso me motivou a realizar um trabalho que colaborasse no crescimento de Garanhuns e na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Para alcançar isso, busquei realizar uma gestão colaborativa, onde gestores públicos e população trabalhavam juntos no propósito de melhorar a cidade, utilizando práticas inovadoras e a tecnologia como ferramenta facilitadora. Após alguns meses trabalhando na gestão pública, procurei incluir Garanhuns na Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) com o propósito de trocar experiências e discutir políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação com outras cidades.

Através da parceira com a RBCIH, Garanhuns foi a primeira cidade do interior no mundo a realizar o Hack a City, evento internacional de tecnologia que tem como objetivo desenvolver soluções inteligentes e inovadoras para as cidades. Posteriormente, em parceria com a comunidade local, tomamos a iniciativa de criar a comunidade Bee.it, que tem como proposta unir os cidadãos para que se tornem agentes transformadores interessados em fomentar o ecossistema inovador, tecnológico e empreendedor da cidade (Participem da comunidade, é só buscar no facebook o grupo ” Bee.it “).

 

 

Inclusive, a comunidade Bee.it e toda população de Garanhuns ganhou um espaço que irá auxiliar muito nesse movimento transformador. No fim do mês de Julho, inauguramos o primeiro espaço de co-working público de Pernambuco, o G@roa Lab! . Em paralelo a tudo isso, temos trabalhado sempre em parceria com empresários, universidades e população, buscando tornar a gestão mais colaborativa.

 

 

Acredito que essas ações têm ajudado muito no desenvolvimento de Garanhuns, criando mais oportunidades para estudantes e profissionais de tecnologia e inovação, além de ser uma forma de envolver a população na construção de uma cidade melhor, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Compartilhe sua história conosco também:

 

Conte sobre seu intercâmbio ou residência no exterior

 

Conte sobre suas experiências de vida ou conhecimentos práticos que podem ajudar as outras pessoas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •