Literatura e futebol: Leandro Lyra

Conheça mais sobre esse amante da literatura futebolística 

 

Nome: Leandro Ciríaco de Lyra

Idade:  20 anos

Profissão: Estudante

 

Conte-nos uma breve biografia sua.

 

Sou natural de Salvador – BA, jogo futebol diariamente desde os cinco anos, quando eu entrei na escolinha de futebol. Passei por todas as etapas: amador, disputei competições locais e regionais. Conheci vários estados brasileiros, como Alagoas, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Também pude conhecer várias pessoas, inclusive estrangeiras, pois disputei duas competições no exterior: uma em Portugal e a outra na Espanha.

Tudo o que eu tenho hoje é graças ao futebol, em termos de vivência e de tudo, foi o futebol que me ensinou. Na verdade, já fui um atleta profissional, disputei a segunda divisão do Paranaense, mas por conta da realidade do futebol brasileiro, das divisões inferiores, tive alguns problemas em outros estaduais que tentei disputar. Atualmente estou cursando o segundo período de Direito e tenho jogado futebol no amador.

 

 

Você poderia falar mais sobre o seu blog?

 

Então, no Literatura & Futebol, eu tento aproximar as pessoas da literatura sobre o futebol e tem sido bem legal. Várias pessoas significantes do futebol nacional tem nos seguido e tem sido um retorno positivo, pois muitos me procuram perguntando quais livros deveriam comprar, se tal livro é bom ou não para começaram a ler também sobre o futebol.

Eu faço a indicação sobre os livros de futebol no Instagram. Já no blog e no site, eu busco tratar dos livros e de outros temas também, escrevendo sobre a realidade do futebol brasileiro. Também procuro tratar de algumas reflexões que acabam sendo importantes sobre o esporte.

 

Siga o Literatura & Futebol no Instagram

 

Como surgiu a ideia de unir futebol a literatura à mesma página?

 

Tudo iniciou quando eu comecei a ler no início de 2015. Eu havia percebido que não tinha lido nada após o ensino médio, daí comecei a procurar por livros de humor. Quando desenvolvi o hábito da leitura, o contato com eles, eu passei a ler sobre o futebol.  Quando iniciava um novo momento de leitura, sempre mostrava os livros tanto no Snapchat, quanto no Instagram pessoal: “primeiro livro lido do ano”, “segundo livro lido no ano” e assim por diante. Neste primeiro ano, pude ler mais de 150 livros, desse ponto, uma galera começou a acompanhar e a dizer, “Eita esse livro é legal, eu comecei a ler ele por sua causa”. Por esse motivo eu comecei a receber um retorno das pessoas.

Então, no começo do ano passado, pus a me questionar: “Por que não colocar isso em um perfil separado do meu?”. Já havia lido um grande leque de livros sobre o futebol e poderia publicar sobre isso, já que eu não havia achado ninguém que tivesse feito isso na internet. Seria uma espécie de biblioteca virtual sobre o futebol, com resumo, foto de capas de livros, etc.

 

Leandro Lyra

 

Dessa forma, eu criei um perfil, pensei em um nome de primeira – Literatura & Futebol – postei as fotos e deixei lá vários meses sem acessar. Quando eu retornei ao Instagram, vi que ele estava com quase 20 seguidores e as fotos estavam com 40 a 50 curtidas, mesmo sem legenda. Logo, percebi que esse era um tema que importava para as pessoas e que eu poderia levar isso mais a sério.

Depois de um tempo, entrei em contato com uma amiga para ela fazer uma logomarca e desde julho venho fazendo publicações de livros e participado de alguns eventos. Na verdade, isso tudo tem sido muito legal, pois na faculdade de Direito, eu pude fazer uma apresentação sobre o futebol em um seminário de Antropologia. Falei sobre alguns livros, como: “O Negro no Futebol”, de Mário Filho; “Estrela Solitária”, de Rui Castro e outros clássicos do futebol nacional. Esse acontecimento dentro de uma faculdade de Direito me marcou muito: foi algo muito simbólico e percebi que é esse o caminho que eu devo seguir agora.

 

 

 

De blogueiro para blogueiro, qual a importância dos blogs para a sociedade atual?

 

Eu acredito que esse seja o melhor espaço para as pessoas poderem dividir e compartilhar experiências, onde você pode estar se conectando a pessoas interessadas naquele tema ou naquilo que você tem para compartilhar. A partir daí, a gente pode usar isso como mecanismo para tornar o ambiente que trabalhamos em um lugar melhor. É o espaço mais democrático que a gente tem para conseguir tornar as coisas melhores.

 

Siga o blog no Facebook também

 

Qual o planejamento para o seu blog neste ano de 2018 e para o longo prazo?

 

Na verdade, já tenho algumas ideias na cabeça, posso adiantar aqui que eu estou terminando uma lista dos livros dos 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro, os quais irei postar semanalmente, com isso espero conseguir atrair os torcedores dos times para conhecer sobre os seus clubes.

Aliás, acredito que quando se conecta a história do futebol com o torcedor contemporâneo que assiste muito a televisão, que acompanha um jornalismo imediatista e é dominado pelas redes sociais, ele é capaz de fazer um resgate histórico do seu clube.

Além disso, eu espero estar expandido as redes sociais em breve. Estou pensando também na venda de livros que indico no site e de brindes da marca Literatura & Futebol. Também espero poder palestrar nos clubes de futebol sobre a importância da leitura e dos estudos para os atletas. Além dos livros especificamente daqueles clubes, onde o jogador que estiver treinando, ele possa conhecer a raiz histórica do clube, desde os primórdios quando foi fundado. No futuro, espero conseguir fazer um projeto de bibliotecas para os clubes de futebol, trazendo os livros para aquele determinado clube, tanto de escritores que tratam o futebol de maneira geral, quanto de grandes nomes como Graciliano Ramos, Monteiro Lobato e etc. 

 

Exemplo de uma das indicações de livro feitas via Instagram

 

Por fim, gostaria de dizer que no Literatura & Futebol, a principal ideia é fazer a reunião dos principais intelectuais do futebol, então tenho seguido hoje os melhores preparadores físicos do Brasil, os maiores treinadores da categoria de base do Brasil e assim por diante. Só assim irei tornar esse um ambiente mais atrativo, para as pessoas que gostam de estudar, de ler e que curtem produzir material nesse sentido. É um trabalho que visa o longo prazo, mas devagarzinho a gente vai chegando lá.

 

Conheça o Literatura & Futebol: https://literaturaefutebol.com/

Facebook: https://www.facebook.com/literaturaefutebol

Instagram: https://www.instagram.com/literaturaefutebol/

Twitter: https://twitter.com/literaturaefute

 

COMPARTILHE SUA HISTÓRIA CONOSCO TAMBÉM:

 

Conte sobre seu intercâmbio ou residência no exterior

 

Conte sobre suas experiências de vida ou conhecimentos práticos que podem ajudar as outras pessoas

  • 42
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •