5 fatos sobre Maria Gaetana Agnesi

Conheça mais sobre essa importante italiana

 

1 – Início da vida

Maria Gaetana Agnesi foi uma matemática, linguista e filósofa italiana nascida em Milão no dia 16 de maio de 1718. Filha de um rico professor de matemática da Universidade de Bolonha, desde cedo teve uma educação refinada. Com apenas 5 anos de idade já falava francês, além do italiano. Aos 13 anos já dominava completamente mais 5 línguas: alemão, espanhol, grego, hebraico e latim. Era uma verdadeira gênia em aprender idiomas.

 

Busto de Maria Gaetana Agnesi em Milão

 

2- Juventude

É dito que desde os 14 anos Maria Agnesi resolvia complexas questões matemáticas e geométricas. Seu pai, orgulhoso dos feitos da filha, sempre a levava para saraus e encontros de intelectuais e da nobreza de Milão. Além disso, foi ensinada por diversos tutores em diferentes áreas do conhecimento, como a Matemática, Física, Música, Filosofia e Linguística.

 

Diploma de Agnesi da Università di Bologna

 

3 – Primeiras publicações

Muito tímida, Maria Agnesi não gostava dessas aparições públicas, chegando até a cogitar a ida para um convento. No entanto, seu pai não permitiu. Desse modo, a intelectual italiana preferiu viver uma vida simples e reclusa. Com apenas 20 anos publicou “Proposições Filosóficas” (1738), livro em latim. Continuou estudando as pesquisas de Leibniz e Newton (saiba mais aqui), até lançar sua obra-prima em 1748.

 

Primeira página de Instituzioni analitiche (1748)

 

4 – Uma gênia da matemática

No ano de 1748, Maria Agnesi lançou “Instituições Analíticas” (Instituzioni Analitiche, em italiano), trabalho que a deixou famosa mundialmente. As pessoas da época ficaram extremamente impressionadas pelo fato de um mulher publicar um livro com tamanho conhecimento. Nesta obra ela traz estudos sobre álgebra, cálculo infinitesimal, equações diferenciais e geometria. Na verdade, 2 volumes foram feitos e aperfeiçoaram os estudos de Leibniz e Newton sobre o cálculo, além de criar a Curva de Agnesi, que trata de uma equação no plano cartesiano. Os livros foram prontamente traduzidos para o francês e o inglês.

 

A irmã mais nova de Maria Gaetana Agnesi, Maria Teresa Agnesi , foi uma música e compositora talentosa.

 

5 – Uma vida de doação

Em 1750, com a doença e posterior morte do pai, Maria Agnesi foi convidada para ser a professora de matemática da Universidade de Bolonha, cargo antes ocupado por seu genitor. No entanto, a intelectual não aceitou o convite, preferindo viver em um convento de Milão. Durante o resto da vida se dedicou aos pobres e aos doentes, sendo diretora de um hospital da cidade, Doou todo seu dinheiro para a caridade e chegou a andar nas ruas milanesas pedindo dinheiro para ajudar aos necessitados. Morreu em janeiro de 1799 na ala de idosos do hospital que antes administrava. Tinha 80 anos de idade. Ficou conhecida por suas virtudes pessoais e por sua inteligência magnífica.  

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •