Morte de Genghis Khan

Um dos imperadores mais importantes na história da humanidade

 

Mesmo sendo pouco conhecido, Genghis (ou Gengis) Khan foi uma importante personalidade da Idade Média, sendo um dos líderes que mais dominou territórios na história da humanidade. Nascido em uma área próxima a fronteira entre Mongólia e Rússia, tinha o nome de Temudjin e era membro de um clã nômade das estepes. A data de nascimento do líder mongol não é exata, mas há a grande possibilidade de ter sido entre 1160 e 1162.

 

Viveu na guerra desde a juventude, em uma cultura que não tinha língua escrita e formada por diversas tribos que queriam dominar o território das outras. Aos poucos foi ganhando seguidores e consequentemente territórios em sua terra natal, sendo elevado ao título de Khan (Senhor ou Chefe) antes dos 30 anos. Sua ascensão gerou tensões com um antigo amigo de infância, Jamuka. Durante a guerra entre os dois líderes mongóis, Temudjin chegou a ser exilado na China, mas conseguiu retornar a Mongólia e em 1205 finalmente derrotou o adversário e conseguiu unificar as tribos locais.

 

No ano seguinte foi elevado ao título de Genghis Khan, iniciando assim o Império Mongol. Em apenas 21 anos dominou uma enorme extensão territorial, incluindo uma grande parte da China, o Império Corásmio – que dominava a Ásia Central – e diversos outros pequenos reinos asiáticos. As invasões mongóis eram marcadas pela violência praticada, além da pilhagem e destruição de inúmeras cidades. Na provável data de 18 de agosto de 1227 Genghis Khan morreu e deixou seu império para os seus três filhos ainda vivos.

 

 

A força da cavalaria mongol não diminuiu após a morte do seu líder, seus descendentes aumentaram ainda mais os domínios do Império, chegando ao máximo da sua extensão em 1279. No final do século 13 houve a separação do Império em 4 grandes territórios. O mais importante foi o que fundou uma nova dinastia que comandava a China.

É preciso dizer que mesmo sendo conhecido pelo lado sanguinário, Genghis Khan também era um bom administrador e permitia que os lugares dominados mantivessem suas crenças e organização social. Implantou uma moeda única no Império, modernizou a Rota da Seda e utilizava os burocratas dos territórios anexados, já que os mongóis não haviam desenvolvido a escrita. Em suma, quer pela guerra, quer pela economia, o imperador mongol mudou o mundo.  

 

Animation GIF - Find & Share on GIPHY

Expansão do Império Mongol entre 1206 e 1279. A partir de 1279 os domínios foram divididos em quatro grandes territórios.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •