Morte de J.R.R. Tolkien

Conheça a vida deste grande escritor

 

John Ronald Reuel Tolkien, ou simplesmente J.R.R Tolkien é um dos mais famosos escritores de literatura fantástica da história. Livros como O Hobbit e O Senhor dos Anéis se tornaram grandes sucessos de vendas e até hoje são lidos por milhões de pessoas no mundo. Hoje marca o dia da sua morte, ocorrida em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos.

 

Tolkien jovem, na época que serviu ao exército britânico na Primeira Guerra Mundial

 

Nascido na atual África do Sul no final do século 19, Tolkien se mudou para a Inglaterra após a morte do pai. Sempre foi um prodígio nos estudos, tendo aprendido diversos idiomas. Ainda muito jovem também perdeu a mãe, e ficou sob os cuidados de um tutor e depois de uma tia. Com apenas 16 anos começou seus estudos universitários. Em 1915 se formou e no ano seguinte se casou, assim como também foi convocado para a Primeira Guerra Mundial. Nos campos de batalha permaneceu por aproximadamente dois anos. Teve que retornar para a Inglaterra por ter contraído Febre Tifóide. já próximo do fim do conflito armado. Essa volta para se recuperar foi o estopim do início da carreira como escritor.

 

Após o fim da guerra se tornou professor universitário em Oxford, onde ficou conhecido por ser um grande especialista em linguagens e idiomas. Nesse período inicial na universidade fez amizade com C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia. Em 1937, teve O Hobbit publicado, após quase dez anos de escrita. O Senhor dos Anéis foi produzido durante doze anos. A obra foi dividida em três: A Sociedade do Anel e As Duas Torres foram publicados em 1954, enquanto O Retorno do Rei em 1955. Seu talento como linguista possibilitou a criação de diversos alfabetos para os povos e raças contidos em seus livros, o que ajudou ainda mais na riqueza de detalhes das obras.

 

Seus livros foram adaptados ao cinema, conseguindo grande sucesso

 

Tolkien conseguiu uma legião de fãs no decorrer do tempo, em que cada vez mais suas obras foram se tornando conhecidas. O livro que considerava sua obra-prima, O Silmarilion só foi publicado postumamente. Seus livros mais conhecidos foram adaptados ao cinema, sendo os filmes do Senhor dos Anéis premiadíssimos, além de receberam ótimas críticas de especialistas e do público. O autor é um dos mais aclamados da literatura fantástica, pelo grande universo criado em seus escritos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •