Morte de Mao Tsé-Tung

Saiba mais sobre a vida do famoso líder comunista chinês

 

O dia 9 de setembro de 1976 marca a morte de Mao Tsé-Tung, o principal líder da China por quase 30 anos. Nascido em 1893, viu a queda da Dinastia Qing, a última que governou o país de forma imperial até o surgimento da República da China em 1917. Era filho de camponeses, mas teve uma educação de qualidade em Pequim, chegando a se tornar professor universitário. Em 1921 participou da fundação do Partido Comunista Chinês.

 

Mao Tsé-Tung quando jovem

 

Até 1927 havia uma aliança entre os comunistas e os nacionalistas do Kuomitang. No entanto, o acordo foi quebrado e se iniciaram conflitos entre o governo central, chefiado pelo Kuomitang, e os camponeses liderados por Mao e seu partido. As disputas ocorreram até 1934, tendo o líder socialista criado um governo paralelo no interior do país. Neste período ocorreu a Longa Marcha, que mobilizou mais de 100 mil pessoas em protesto contra os governantes chineses. Contudo, a guerra civil foi paralisada por conta da invasão japonesa (saiba mais aqui), que já havia dominado a Coreia e a Manchúria.

 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o conflito entre nacionalistas e comunistas retornou, desta vez com predomínio dos liderados por Mao Tsé-Tung. Em 1949 o Kuomitang foi derrotado e fugiu para a Ilha de Formosa e a República Popular da China foi proclamada. Até 1958 o governante chinês tentou medidas que visavam a coletivização da agricultura e a rápida industrialização do país, recebendo ajuda da União Soviética. No entanto, com o fracasso deste plano inicial que levou a morte de milhões pela fome e a não concordância com a política externa soviética, Mao decidiu aplicar um modelo comunista diferente do soviético.

 

As relações entre a China e a União Soviética foram praticamente rompidas no fim da década de 50

 

Após esse momento, o líder chinês iniciou uma revolução (Revolução Cultural) dentro do próprio Partido Comunista, retirando dos cargos altos as pessoas que defendiam mais moderação na economia e na política. No fim da sua vida chegou a se encontrar com o presidente americano Richard Nixon, mostrando que estava menos radical. Morreu em 1976 e foi sucedido por Deng Xiaoping, que iniciou e sedimentou a reabertura da China para a economia global, mesmo que tenha mantido o regime de partido único no país. Os ideais e ensinamentos de Mao Tsé-Tung, o maoísmo, foram inspiração para vários grupos e partidos comunistas de países em desenvolvimento.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •