Morte de Oliver Cromwell

Saiba mais sobre a vida deste governante inglês

 

O dia 3 de setembro de 1658 marca a data de morte de Oliver Cromwell, político, militar e Lorde Protetor do Reino Unido. Nascido em 1599, era filho de uma família da nobreza rural que não tinha muitas posses. Sua vida até 1630 é pouco conhecida: se elegeu para o parlamento em 1628 e se converteu ao protestantismo em 1630. Nas décadas seguintes teria papel principal nos acontecimentos ingleses.

O Rei Carlos (Charles) I dissolveu o Parlamento de 1629 a 1640, governando os britânicos de forma tirânica. Com uma revolta na Escócia e problemas financeiros, o monarca foi obrigado a reabrir a Casa. As tensões sociopolíticas e religiosas fizeram com que uma guerra civil eclodisse. De um lado, os apoiadores do rei, em sua maioria católicos, do outro lado, os puritanos (calvinistas ingleses) e o Parlamento. A Guerra Civil Inglesa (ou Revolução Puritana) durou quase 10 anos, causando muitas mortes no país e a morte de Carlos I, acusado de traição pelo Parlamento já no final do conflito.

 

Ao fim da Revolução Puritana, o rei Carlos I foi decapitado

 

Nesse período conturbado, Cromwell se destacou como militar e no final da revolta como líder. Com o rei decapitado no início de 1649, foi estabelecida a Commonwealth (Comunidade) da Inglaterra. A guerra só acabaria oficialmente em 1651, com a derrota final dos monarquistas na Escócia e na Irlanda. Inclusive, a perseguição de Oliver Cromwell aos católicos irlandeses ocasionou milhares de mortes e tomada de terras. Em 1653, o líder britânico dissolveu o Parlamento e tomou o poder de forma ditatorial.

Utilizando o título de Lorde Protetor, estabeleceu o Protetorado e comandou com mãos de ferro o governo inglês. Conseguiu conquistar a Jamaica dos espanhóis e venceu a guerra contra os holandeses em 1654. Cromwell deu os primeiros passos no estabelecimento do forte poderio britânico nos mares, que se estenderia até o começo do século 20. Ao morrer em 1658, deixou o poder para o seu filho Richard, que permaneceu menos de um ano no cargo. Em 1660 a monarquia foi restabelecida.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •