Nascimento de Alaungpaya

Descubra informações e fatos da vida desta grande personalidade asiática

 

Alaungpaya foi um rei birmanês fundador da Dinastia Konbaung. Nascido em 24 de setembro de 1714, foi responsável pela reunificação do seu país e por importantes vitórias contra ingleses e franceses. É considerado um dos maiores monarcas da história da Birmânia (atual Myanmar), mesmo tendo reinado apenas 8 anos (1752-1760).

 

Mapa atual de Myanmar (Birmânia)

 

Ele nasceu em Moksobo, uma pequena aldeia no centro do país, com o nome de Aung Zeya. Era de uma família aristocrática da área e ainda jovem se tornou o líder da aldeia e conseguiu cargos burocráticos dados pela Dinastia Toungou. Na juventude e início da vida adulta, Alaungpaya presenciou o declínio dos governantes do seu reino. Os Toungou perderam territórios para os chineses e a Birmânia era constantemente saqueada pelos indianos de Manipur.

 

Para piorar, em 1740 surgiu o Reino Restaurado de Hanthawaddy, uma revolta da etnia Mon que habitava o sul do país e contava com a ajuda de ingleses e franceses. Uma guerra civil se instalou e em 1752 a Dinastia Toungou foi deposta. Foi neste momento que a liderança de Aung Zeya surgiu: reuniu as aldeias e cidades do norte e modificou seu nome para Alaungpaya da Dinastia Konbaung. O início da guerra de reconquista não foi fácil, mas contando com a bravura de seus seguidores e de falhas estratégicas de Hanthawaddy ele conseguiu recuperar o norte da Birmânia.

 

Alaungpaya transformou Yangon em capital do seu império em 1753

Entre 1755 e 1757 terminou de derrotar os Mon, restaurando o controle do país inteiro. Entre 1756 e 1758 invadiu Manipur duas vezes e retribuiu de forma cruel os saques que o reino vizinho fazia na Birmânia. Conseguiu retomar territórios ao norte dos chineses e a colônia britânica na ilha de Negrais. Em 1759 invadiu o Sião e estava conseguindo grandes avanços, até que foi acometido por uma enfermidade e veio a falecer no ano seguinte. A Dinastia Konbaung dominou a Birmânia (Myanmar) até 1885, sendo derrotada pelos britânicos.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •