Nascimento de Aleijadinho

Conheça mais sobre a vida deste grande personagem brasileiro

 

Nascido em 29 de agosto de 1730 ou 1738 (mais aceito), Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho foi um dos principais escultores da história brasileira. Também era arquiteto e entalhador. Era filho de um mestre de obras português com uma escrava. Nasceu em Ouro Preto (antiga Vila Rica) e começou a praticar sua arte com os ensinamentos do pai e do tio, que também tinha essa vocação.

 

 

A biografia do artista mineiro é cercada de incertezas, pois os primeiros registros biográficos sobre Aleijadinho só foram escritos cerca de 40 anos depois de sua morte. Muito do que se sabe do escultor é por suas esculturas, entalhes e projetos arquitetônicos para as igrejas da época. O estilo dele misturava vertentes do barroco, assim como a sua técnica e as próprias obras sofreram mudanças depois que foi acometido por uma doença.

 

“Os Doze Profetas” é uma das obras mais famosas de Aleijadinho, localizada em Congonhas do Campo-MG

 

Por volta dos 40 anos adquiriu uma enfermidade que lentamente deformou seus braços e pernas. Não se sabe ao certo qual mal o atingiu, mas muitos historiadores acham que foi hanseníase (lepra). Mesmo com a doença, Aleijadinho fazia com que seus ajudantes e escravos o subissem para esculpir e entalhar os altares e nas partes altas das igrejas. Também adaptou ferramentas para sua condição, pedindo que as amarrassem em sua mãos.

 

 

Com o passar dos anos, a enfermidade foi lhe privando cada vez mais. No fim da vida se encontrava quase sem movimentos, além de ter desenvolvido certo grau de cegueira. Morreu em 1814, pobre e esquecido em sua cidade de nascença. O artista mineiro é considerado o melhor entalhador e escultor brasileiro da sua época e sua arte é admirada até hoje pela riqueza de detalhes e o estilo próprio que carrega. A maior concentração das suas obras está em Ouro Preto e nas cidades próximas, como Congonhas, São João del-Rei e Sabará.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •