Nascimento de Alexandre, o Grande

Mesmo jovem e inexperiente, moldou a cultura e a sociedade da sua época

 

Dia 20 de julho é a provável data do nascimento de um dos grandes personagens da Antiguidade, Alexandre Magno, ou Alexandre, o Grande, como ficou conhecido para a posteridade. Era filho de Filipe II da Macedônia, que já havia assegurado o controle de boa parte da Grécia em seu reinado e tinha pretensões de invadir o Império Persa, a maior força militar da época. No entanto, Filipe foi assassinado por um de seus guardas e com apenas 20 anos Alexandre assumiu o posto do pai.

 

 

Nascido em 356 a.C., na cidade de Pela, Alexandre desde muito jovem participava de incursões militares e foi tutorado por ninguém menos que Aristóteles, um dos grandes filósofos de todos os tempos. Em 336 a.C., com a morte de Filipe II, assumiu o trono da Macedônia e rapidamente buscou reforçar os domínios de seu reino no território grego. Após dois anos rumou para enfrentar os temidos persas e em praticamente 4 anos conseguiu dominar toda extensão do Império Persa, usando táticas militares nunca antes vistas.

Buscou adotar alguns costumes persas e passou a viver nas principais cidades do império dominado, mas sua ambição não acabou por completo: se aliou a algumas tribos e clãs que habitavam o atual Paquistão e invadiu diversos territórios na Índia. As campanhas de Alexandre no subcontinente indiano foram vitoriosas, mas causaram várias baixas ao seu exército e o descontentamento de generais e oficiais com a longa duração das viagens e as condições precárias às quais as tropas passavam. Um ano antes de morrer voltou para a Pérsia e viajou pelas principais cidades, visando demonstrar sua força. Na data provável de 10 de junho de 323 a.C., após resistir a longos dias de febre, morreu de uma doença desconhecida com apenas 32 anos de idade.

 

 

A versão oficial conta que Alexandre faleceu em decorrência de uma febre que o acometeu após uma grande bebedeira, mas alguns historiadores acreditam que ele tenha sido envenenado, ato muito comum na época. Além dos feitos militares, o imperador macedônio espalhou a cultura grega por seus domínios, levando o helenismo para diversos povos da Ásia e o Egito. Seus generais dividiram o império em quatro partes e mantiveram um certo poder até a ascensão dos romanos séculos depois.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •